Pular para o conteúdo

Anatomia Renal: Conheça as Artérias e Veias que Irrigam o Rim

Entendendo a irrigação renal

No vídeo de hoje, vamos falar sobre irrigação renal, um assunto de anatomia importante para a fisiologia do rim.

Para começar, vamos visualizar a imagem do rim direito, que possui o hilo renal, onde é possível identificar a artéria renal, a pelve renal e a veia renal. É importante lembrar que o rim esquerdo possui uma anatomia semelhante.

A circulação renal tem início na artéria renal, que se divide em artérias segmentares superior, inferior, anterior e posterior. As artérias segmentares, por sua vez, se bifurcam para gerar as artérias interlobares que ficam entre os lobos renais.

Entre as pirâmides de Malpighi, que formam os lobos renais, temos as artérias interlobulares, que geram as arteríolas aferentes ao glomérulo. A arteríola eferente drena o sangue dos capilares glomerulares para as vênulas, que se anastomosam para formar as veias interlobulares.

As veias interlobulares se unem para formar as veias arciformes, que se unem para formar as veias interlobares. As veias interlobares se anastomosam para formar as veias segmentárias, que drenam o sangue para a veia renal, que desemboca na veia cava inferior direita.

Espero que tenham gostado desse resumo sobre a irrigação renal. Para mais detalhes sobre fisiologia renal, indico meu curso online, onde explico desde conceitos básicos até doenças renais e tipos de diuréticos. Aproveitem para deixar o like, o comentário e compartilhar esse vídeo com seus colegas.

Lembrando que este vídeo é patrocinado pela DeltaNetworks, empresa de fibra óptica de alta qualidade na região de Pedro Juan Caballero. Entre em contato pelos links ou dados na descrição para mais informações e desconto para inscritos.

Fonte: Artérias e Veias do Rim (Irrigação Renal) │ Anatomia Resumida por Dr. Cristian Morato – Médico Explica