Pular para o conteúdo

Amoxicilina Clavulanato: Apresentação, Indicação, Efeitos Colaterais e Cuidados

Amoxicilina Clavulanato: apresentação, mecanismo de ação, indicação e cuidados de enfermagem

Olá a todos do canal Aoutra Enfermagem! Neste passo a passo, vamos abordar sobre a Amoxicilina Clavulanato, um antibiótico que tem ação da penicilina semi-sintética ao inibidor beta-lactamase. Vamos abordar os seguintes tópicos desse conteúdo: apresentação, nome comercial, mecanismo de ação, indicação, contraindicação, reações adversas e interações medicamentosas. E, principalmente, cuidado de enfermagem.

Se você ainda não é inscrito em nosso canal, inscreva-se e ative o sino para receber notificações de novos vídeos. E deixe seu like no vídeo para nos ajudar.

Apresentação

A Amoxicilina Clavulanato tem nome comercial e nome genérico. Alguns nomes comerciais são: Amoxicilina Clavulanato de Potássio (Clavulin) e Novamox. A apresentação do medicamento inclui comprimidos e frascos-ampola. A forma de comprimidos tem concentrações de mercado de 500mg e 875mg. Já a forma de frasco-ampola tem concentrações bastante diferentes entre si, como 70ml, 75ml, 105ml e 141 metros. É muito importante para o profissional de saúde dominar essa forma e apresentação desse medicamento.

Mecanismo de Ação

O mecanismo de ação da Amoxicilina Clavulanato é uma associação de um antibiótico bactericida com o derivado do ácido clavulânico, que também é um antibiótico com propriedade de proteger a Amoxicilina da ação das beta-lactamases. As beta-lactamases são enzimas produzidas pela bactéria que é capaz principalmente de desativar algumas penicilinas. Então, esse é o mecanismo de ação principal da Amoxicilina Clavulanato.

Indicação e Contraindicação

A Amoxicilina Clavulanato é indicada para o tratamento de várias infecções, principalmente infecções de pele e tecidos moles, pneumonia, inflamação do ouvido médio, sinusite e infecção do trato urinário. Está contraindicada para pacientes com hipersensibilidade à penicilina e ao clavulanato, pacientes fenilcetonúricos e pacientes com insuficiência renal grave.

Reações Adversas e Interações Medicamentosas

As reações adversas da Amoxicilina Clavulanato incluem reações dermatológicas, gastrointestinais, disfunção hepática e convulsões. Já as interações medicamentosas incluem o alopurinol, anticoncepcionais orais, probenecida e varfarina.

Cuidados de Enfermagem

É importante orientar o paciente a tomar a medicação exatamente conforme recomendável, sempre no mesmo horário e evitar o uso de qualquer outra droga e principalmente antidiarreicos durante a terapia. Antes de administrar a Amoxicilina, avalie os antecedentes de hipersensibilidade a ela. Informe também a reações adversas mais frequentes do medicamento ao paciente. E, por fim, recomende ao paciente que evite o uso de qualquer outra droga e principalmente antidiarreicos durante a terapia.

Espero ter ajudado no conhecimento sobre a Amoxicilina Clavulanato. Até a próxima!

Fonte: AMOXICILINA/CLAVULANATA: Apresentação, mecanismos de ação, indicação, reações, interação e Cuidados. por AUP Enfermagem