Pular para o conteúdo

Alívio de Dor no Joelho: Descubra 3 Movimentos Eficazes


Se seus joelhos não adoecem mais, o que você gostaria de fazer? Deixe aqui abaixo nos comentários. Para mim, eu recebo muitos e-mails de pessoas com dores nos joelhos, artrose, tendinite, rompimento de ligamento, que já colocaram próteses nos joelhos ou fizeram artroscopia, pedindo algum movimento para cuidar dos seus joelhos. E se esse é o seu caso, se você conhece alguém, me acompanha que eu vou te contar algo muito importante sobre os seus joelhos.
Quando você tem algum problema nos joelhos, existe uma causa mecânica. Sei que você pode ter ouvido que o excesso de peso é a principal culpa do problema no joelho e que a única solução é fortalecer a musculatura. E eu preciso te dizer que discordo disso. Você deve estar se perguntando como assim, que ele, eu tenho que te responder. Já atende muitas pessoas com sobrepeso que não tinham dor no joelho. O joelho é apenas uma parte do seu corpo que não funciona sozinha e ele adoecer está te informando que está sobrecarregado e isso pode acontecer por várias causas e não só pelo sobrepeso. A saúde do joelho depende de toda a sua organização aqui em cima dele e no movimento inteligente, você aprende a se mover como um todo de verdade. E o movimento ele passa pelos joelhos quando você consegue usar melhor as costelas e a coluna e a pelve, você vai ver que os seus joelhos ficam muito mais livres. Isso é super diferente, né?
Então, vou te pedir agora para você experimentar isso comigo, tá bom? Então, eu vou pedir a você para ficar de pé e perceber como é que você está se sentindo agora nos seus joelhos. Perceba a planta dos seus pés no chão e me diga para você mesmo a criar um registro de como é que está agora. Tem um joelho que incomoda mais do que o outro, tem um lado mais pesado? Eu vou pedir a você para caminhar um pouquinho aí no lugar em que você está, da human da dinha e observar como está o seu caminhar. Como é o joelho de um lado do outro? Observa e volta e se senta.
Eu vou pedir a você para se sentar e com a nossa prática, eu vou te ajudar a entender como que flexibilizando toda essa parte de cima, você tem menos impacto nos seus joelhos. Então, primeiro momento, você vai deixar sua mão na lateral. A gente pode começar do lado direito. Você vai simplesmente deslizar e voltar. O que a gente está fazendo aqui é que está abrindo as costelas desse lado e fechando as costelas desse lado. Então, vai fazendo esse movimento só para o lado direito e sinta essa abertura. Observa algumas vezes a abertura desse lado, leva a sua atenção para ele e aí observa agora, continua o mesmo movimento, esse outro lado se fechando. As costelas estão se aproximando e aí você pode parar e fazer uma pausa.
Aí, nós vamos colocar novamente a mão direita aqui e a esquerda agora na sua perna direita e a gente vai fazer o movimento de inclinar e rodar. O movimento é pequeno, tá? Então, você agora tem uma rotação com uma inclinação. E observa, a gente está abrindo um pouquinho mais as costelas na parte de trás das costas e está inclinando mais esse outro lado. Só observa o movimento, não faça esforço. O movimento pode ser bem pequeno, então não force, não queira e muito em baixo, é bem pequininho. A gente está soltando a coluna, as costelas e a pelve e vai e volta. E você pode parar, fazer mais uma pausa. Sente como é que está a sua respiração.
E você vai colocar agora a sua mão esquerda na orelha direita. Tá bom? E agora, sua mão direita vai estar aqui. Você vai deslizar para baixo. Só que quando você deslizar para baixo, você vai olhar para o lado esquerdo e rodar um pouquinho. Pequeno movimento, tá? Você desliza, mão rígida que a gente está fazendo agora. A gente está abrindo essa parte das costelas e fechando aqui do outro lado. Então, vai fazendo o movimento e vai sentindo soltar o seu tronco, abrir as costelas desse lado. E eu vou pedir a você para parar, fazer uma pausa. E eu vou pedir a você para, de onde você estiver de pé, fique de pé.
Sinta agora como é que está a sua sensação de verticalidade, a sensação dos ossos do esqueleto presente e caminha mais um pouquinho. Dá uma olhadinha por onde você tiver e perceba agora se você consegue sentir o quanto o movimento é mais fluido por todo o seu esqueleto quando você está andando, que você consegue usar os ombros, usar a pelve. O que isso faz? Isso deixa o movimento passar pelo joelho, para o chão e não impactar os seus joelhos.
Não recomendo que você faça essa prática todo dia. Deixa aqui embaixo seu comentário para mim como foi para você. Coloca isso mesmo no seu dia a dia. Você vai ver que seu joelho vai ficar muito mais flexível, tá bom? Então, deixa também aqui se você quiser que eu aborde que eu posso também trazer conteúdo específico, porque você quer saber, não necessariamente vai trabalhar exatamente naquele lugar para melhorar a dor. Então, isso também é uma inovação do movimento inteligente.
Espero que você desfrute. Te espero no próximo vídeo.
Fonte: Dor no Joelho – 3 Movimentos para Alívio de Dor por Kelly Lemos | Dor Crônica