Pular para o conteúdo

Alivie a dor na hérnia de disco cervical com esses 4 exercícios eficazes

Hérnia Cervical – Exercícios para Prevenir Dor

Olá pessoal, sejam muito bem-vindos ao meu canal! Meu nome é Jaqueline, sou fisioterapeuta e, no vídeo de hoje, vou explicar sobre hérnia cervical e o que você pode fazer para prevenir crises de dor.

Já se inscreva no canal porque temos vídeos novos toda semana sobre qualidade de vida através dos exercícios. E deixe o seu gostei para saber que esse conteúdo é relevante e possa fazer mais vídeos como esse.

Para quem não sabe, a nossa coluna como um todo é formada por ossos, discos intervertebrais, ligamentos e músculos. A hérnia ocorre quando o disco intervertebral sai do seu canal e comprime as estruturas que estão à sua volta, podendo provocar dor ou não.

A grande maioria das pessoas podem ter, nem sabe disso e leva uma vida totalmente normal, mas existem casos sintomáticos onde a pessoa sente muita dor durante as crises. O intuito desse vídeo é trazer alguns exercícios que podem te ajudar a aliviar as tensões, mobilizar as vértebras, promover mais compressão e fortalecer a musculatura que sustenta nossa cabeça.

São exercícios que podem ser feito todos os dias para te ajudar a evitar crises de dor. Isso não substitui um acompanhamento profissional, porque cada caso é um caso e nem todo exercício funciona para todas as pessoas. Vamos para a parte prática então!

Para nós fazermos os nossos exercícios vamos precisar somente de uma toalha. Você pode começar a fazer no sentado e depois os outros exercícios vão ser deitados. Então, pega uma toalha de rosto, dobra ao meio, segura nas pontas, leva lá atrás da nuca, lá na base da nuca. Aqui é importante salientar que as mãos vão fazer força para frente, no sentido dos olhos. Primeiro, vamos puxar aqui um pouquinho para frente e inspirar, levando a cabeça para trás. Aí, expira levando a cabeça para baixo. A força é bem suave, inspira e expira em um movimento devagar, sem pressa. Esse exercício é feito de forma lenta e gradual, com pouca força. A intenção aqui é relaxar e não sobrecarregar a musculatura dos ombros. faremos poucas repetições e você pode escutar a descrição, pausar o vídeo, fazer de 6 a 8 repetições e continuar assistindo.

O próximo exercício nós vamos fazer uma rotação. Aqui, o braço/mão que fica do lado onde vou virar o rosto vai fazer força para baixo e a mão que está na lateral vai guiar o movimento. Inspira, volta para o meio, expira, mão debaixo a força para baixo e a outra em um movimento. Vamos fazer duas vezes de cada lado, mas também são de 6 a 8 repetições de cada lado.

Agora, deitados de barriga para cima, apoie bem a coluna no chão. As mãos vêm aqui na lateral do corpo e o intuito é a gente descomprimir, promover o crescimento vertical para a gente separar um pouco as nossas vértebras e melhorar a lubrificação ali dentro. Vamos puxar aqui no meio, levando ombro na orelha, deslizar a mão sobre o chão, levando ombro na orelha e solta o ar empurrando os ombros para baixo, como se tivesse um fiozinho puxando a gente pelo topo da cabeça. A gente vai levar a cabeça lá para trás, inspira levando ombro na orelha, expira encaixando o queixo e crescendo pelo topo da cabeça. Mais uma vez, inspira e expira, se você tiver no chão é só lembrar de deslizar as mãos para cima e deslizar para baixo com o intuito de alcançar o pé. O intuito desse exercício é descomprimir, os dois primeiros foram para relaxar e mobilizar, esse é para descomprimir.

O último exercício vai ser para gente fortalecer essa musculatura aqui ó, posterior da nossa cervical, que auxilia a sustentar nossa cabeça. Vamos deitar de barriga para baixo, as mãos vão vir aqui ó na lateral do corpo e nós vamos puxar, levando com a intenção de levar o rosto para o chão e, assim, tauaru encaixando queixo e elevando a nossa cabeça. Inspirando, e expirando, subindo com o queixo bem cacheado. Aqui é importante lembrar que se a gente subir assim tá errado, a gente está comprimindo as estruturas lá atrás e não tá trabalhando o fortalecimento. Vou fazer mais uma vez, inspira, desce, encaixa o queixo e expira, subiu. Mantenha a posição para sentir o efeito do exercício. Esses são alguns dos exercícios que você pode fazer para melhorar tanto a mobilidade cervical quanto aliviar as tensões.

São exercícios que podem ser feitos regularmente e se você sentir algum incômodo durante a realização, interrompa a prática. É sempre importante ter um acompanhamento profissional. Eu espero muito que esse vídeo tenha te ajudado. Se você gostou, já deixa o seu like e se inscreva aqui porque teremos vídeos novos toda semana. Compartilhe com alguém que vive reclamando de dor cervical por conta de uma hérnia. Nos vemos no próximo vídeo. Tchau!

Fonte: 4 MELHORES EXERCÍCIOS para aliviar dor NA HÉRNIA DE DISCO CERVICAL por Jaqueline Vaz – Fisio e Pilates