Pular para o conteúdo

Alimentos recomendados para prevenir pedra nos rins.

Perguntas e Respostas sobre Nutrição

Hoje em dia, você pode enviar suas perguntas sobre nutrição e o especialista em nutrição Ricardo Vargas está aqui para respondê-las. Para enviar suas dúvidas sobre alimentação, basta utilizar o nosso número a TAP BBB12: 981 35 29 08 ou o número 1298 135 29 08.

Quais os alimentos para quem tem pedra nos rins?

É verdade que a melancia é prejudicial nesse caso? Não. Na verdade, existiu um tratamento que alguns realizaram, que consistia em passar um dia no interior, bebendo suco de melancia e comendo melancia o dia todo. Para isso, deve-se utilizar carvão vegetal utilizado para churrasco, colocando dentro de um tecido e mergulhando em água quente, aplicando sobre os rins três vezes ao dia e bebendo suco de melancia. Seus rins agradecem!

Quais os alimentos mais prejudiciais para quem tem pedra nos rins? O consumo de alimentos industrializados é perigoso, devido à grande quantidade de sódio e minerais presentes. O sódio é uma molécula que aumenta o volume de sangue, fazendo com que seu corpo precise eliminar uma quantidade significativa de sódio. Caso o produto industrializado seja consumido em excesso, o excesso de sódio pode se acumular e ser misturado com água, formando os oxalatos de cálcio. Portanto, é preciso ter cuidado com os alimentos industrializados.

Como lidar com a falta de fome no café da manhã?

Algo que pode ajudar é comer CDU (“comida de uma gestão rápida”) à noite, em vez de esperar até tarde demais. Geralmente, as pessoas comem muito tarde e em volumes significativos à noite, o que diminui o metabolismo noturno. Então, é importante lembrar que o corpo precisa de tempo para processar e digerir corretamente. Portanto, não é recomendado comer muito tarde da noite, pois o corpo fica trabalhando durante toda a noite. Além disso, é importante tomar cuidado com a quantidade de proteína e gordura ingerida nessa refeição.

Qual é o horário ideal para jantar?

É recomendado jantar o mais próximo possível do horário do pôr do sol. No período de horário de verão, o ideal é que o jantar seja consumido até duas horas depois do horário do pôr do sol, que em algumas regiões pode ser tarde, por volta de 20h30. Então, se o pôr do sol ocorre às 18h até as 20h, um horário limite seria bom para permitir que o organismo tenha tempo de iniciar o processo de digestão. Se você deitar-se imediatamente após as refeições, há um maior risco de refluxo, porque a válvula que fecha para evitar o refluxo não terá tempo para funcionar corretamente.

Fonte: Quais os alimentos indicados para quem tem pedra nos rins? | JNT por Revista Novo Tempo