Pular para o conteúdo

Alimentos que afetam a tireoide: o que evitar e o que consumir para o tratamento.


Existem alimentos proibidos para a tireoide? Você pode já ter visto vários vídeos de profissionais falando sobre cinco ou dez alimentos que são proibidos para quem tem problemas na tireoide. No entanto, na prática, não há pesquisas científicas que comprovem essas condutas e a maioria dos pacientes não precisa fazer uma restrição alimentar tão rígida. Não é preciso cortar glúten, couve, café ou até mesmo pasta de dente – o que alguns vídeos já afirmaram – e não há necessidade de evitar banhos de piscina por causa do cloro. Infelizmente, existem profissionais mal informados ou até mesmo mal intencionados tentando vender tratamentos, dietas e livros. Por isso, nesse vídeo vamos explicar como identificar informações corretas e mostrar o que é realmente importante saber sobre alimentação e doenças da tireoide.
As doenças da tireoide são muito comuns, sendo que as doenças crônicas mais conhecidas são a tireoidite de Hashimoto, que causa hipotireoidismo, e a doença de Graves, que causa hipertireoidismo. Também são comuns os nódulos na tireoide e o câncer de tireoide. A alimentação tem um papel importante na prevenção de doenças, e existem algumas teorias que indicam que agrotóxicos, conservantes e alimentos muito industrializados podem estar ligados ao surgimento de doenças, não só da tireoide, mas em diversos órgãos.
Porém, quando olhamos as pesquisas científicas, não existem alimentos específicos que sejam proibidos ou que possam ser considerados cura para as doenças da tireoide. É importante lembrar que vitaminas e minerais são importantes para o nosso corpo, mas não são a base de todas as doenças e não existem fatores genéticos ou ambientais que devem ser ignorados.
Para as pessoas com doenças da tireoide, a recomendação alimentar é a mesma dada para qualquer pessoa: evitar excessos de gordura, bebidas alcoólicas, refrigerantes, alimentos muito doces e de confeitaria, biscoitos e bolos. É importante lembrar que uma vez na vida, em um evento social, por exemplo, é normal comer algum desses alimentos, mas é preciso evitar o excesso. A alimentação é importante, mas também faz parte do convívio social.
Existem doenças crônicas como o Diabetes e a hipertensão arterial que exigem restrições alimentares, como a redução da ingestão de açúcar e sal, respectivamente. No entanto, para as doenças da tireoide não existem restrições específicas. A restrição ao glúten, por exemplo, só é recomendada para pacientes com doença celíaca, mas não para todos que têm problemas na tireoide. Não existem alimentos que sejam piores para a tireoide ou que possam curar as doenças. É importante lembrar que a medicina não pode condenar um alimento sem benefícios claros à saúde da pessoa.
Por fim, fica o alerta para as promessas milagrosas que alguns profissionais tentam vender. A medicina envolve diversos atores, como médicos, exames, prática de atividades físicas e alimentação saudável. Não caia em dietas milagrosas que prometem cura instantânea, pois muitas vezes, o tratamento é crônico e requer cuidados diários. A cura pode um dia surgir, mas ainda não foi inventada.
Lembrando que essa é uma breve explanação sobre o tema, sempre leve em consideração o acompanhamento de um profissional de sua confiança .
Gostou do conteúdo? Comente aqui sobre suas experiências com a alimentação e tireoide.
Fonte: Alimentos PROIBIDOS para tireóide? Alimentos que CURAM tireoide? por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço