Pular para o conteúdo

Alimentos para os pulmões: conheça os melhores e os piores


Olá Tiago Rocha, biólogo e cientista na área da alimentação. É com muito prazer que trago mais um tema de saúde para você, o tema de hoje são os piores e os melhores alimentos para os pulmões. Se você tem algum tipo de doença no sistema respiratório, desde uma asma até mesmo uma bronquite ou quem sabe até mesmo uma simples sinusite, não pode perder cada pior e cada melhor alimento desse vídeo que vou te ensinar.
A nível de curiosidade, nós, do Armazém, damos 5 litros de ar no pulmão a cada respiração, e eles se renovam meio litro. Hoje é o Dia Mundial do Pulmão, que é celebrado no dia 25 de setembro. Existem aproximadamente 25 tipos de doenças específicas para o pulmão, sendo o câncer de pulmão a principal causa de morte hoje por câncer no mundo. A cada 110 mil homens, 16 vão ter câncer de pulmão, e cada 110 mil mulheres, 11 vão ter câncer de pulmão.
É importante destacar que as pessoas de raça negra têm 15% mais chances de desenvolver um tipo de câncer de pulmão do que as pessoas de raça branca.
A seguir, vou destacar os piores e melhores alimentos para os pulmões.
Piores alimentos:
1. Leite – Considerado o alimento mais mucogênico do mundo, o leite pode provocar muco nas vias aéreas, desde as fossas nasais até os brônquios, tornando-se um grande veneno para quem tem problemas no sistema respiratório. Além disso, produtos feitos à base de leite, como queijo, iogurte e bebida láctea, também devem ser evitados.
2. Glutamato monossódico – Encontrado em realçadores de sabor, o glutamato pode causar o fechamento das vias aéreas, agindo como broncoconstritor. É importante ficar atento ao consumo desse produto, que pode estar presente em temperos prontos, caldos de carne, entre outros.
Melhores alimentos:
1. Cebola – Além de ter ação antibiótica e antisséptica, a cebola é sedativa e expectorante, facilitando a eliminação do muco nas vias respiratórias. Ela possui alguns tipos de flavonoides, que impedem a formação de trombos e coágulos nos pulmões. Sua substância, o tiosulfinato, é um composto dos óleos essenciais da cebola e é tão forte que, ao ser ingerida, vai direto para a corrente sanguínea e para os pulmões, deixando o ar impregnado dessa substância.
2. Figo – Há milhares de anos o figo é usado em xaropes para tratamento para o pulmão. Ele possui duas substâncias conhecidas na área da biologia que ajudam na ação antibacteriana e antifúngica: o siena e a catequina. Estudos realizados na Malásia comprovaram que o figo é capaz de combater bactérias orais e invasores poderosos, além de ter a capacidade de reduzir a inflamação e ter uma ação rápida no sistema imunológico.
3. Agrião – Utilizado na medicina popular há milhares de anos, o agrião apresenta uma ação poderosa como antisséptico para a garganta e para as partes superiores das vias aéreas. Ele ajuda na eliminação do excesso de muco e na redução do processo inflamatório. Possui sulfato de potássio, que é um anti-séptico poderoso, e a mirosinase, uma enzima digestiva que o torna o alimento número um para quem tem problemas pulmonares.
Caso você queira fazer um tratamento específico para o seu problema, nós preparamos um manual completo de tratamentos naturais e curas extraordinárias, que contêm mais de 90 doenças respiratórias e mais de 90 tratamentos naturais. O livro está à venda em nosso site, e você pode adquiri-lo em até 10 vezes sem juros com frete para todo o Brasil.
Se você quiser nos acompanhar mais de perto, acesse nossas redes sociais e o nosso site. E lembre-se: cuide do seu sistema respiratório para ter uma vida mais saudável.
Fonte: PULMÕES: PIORES E OS MELHORES ALIMENTOS. (Tiago Rocha). por Palestrante Tiago Rocha