Pular para o conteúdo

Alimentos para Intoxicação e Diarreia: Como Aliviar os Sintomas?

O que comer em casos de intoxicação alimentar?

Olá, eu sou o Doutor Eduardo Sui e o nosso papo hoje vai ser sobre o que comer em casos de intoxicação alimentar. Esse termo de intoxicação alimentar ou infecção intestinal ou uma diarreia aguda geralmente está associada a uma infecção do Aparelho Digestivo que a gente acaba contraindo pela alimentação. Então, um alimento contaminado com vírus, uma bactéria, uma toxina, ele vai causar um desconforto grande, uma irritação do estômago e do intestino que a gente chama de gastroenterite. O mais comum é ter diarreia, alguns casos podem ter vômito, dor, desconforto muito importante.

Alimentos leves e hidratação

Bom, então o seu aparelho digestivo (estômago, intestino) estão irritados, existe uma bactéria, uma toxina, um vírus causando uma irritação na parte interna do Aparelho Digestivo, na mucosa. Primeiro, precisamos dar repouso, então todos os alimentos que são mais pesados e de difícil digestão, muito condimentados, eles vão irritar. Já está com o estômago e intestino mais sensível, o alimento ele vai causar um desconforto maior. Então, prefira alimentos cozidos, mais a carboidratos, vegetais cozidos, alimentos leves, uma sopa, uma canja.

Segundo, hidratação. Isso é o mais importante. Como a pessoa pode ter vômitos, diarreia, vai perder líquidos e sais minerais, o mais importante do tratamento é reposição de líquidos. Então, aumente a ingestão de líquidos aos poucos para não evitar estendendo o estômago muito rápido. Tomar muito líquido de uma vez só pode piorar a situação. Qualquer tipo de líquidos pode ser consumido, preferencialmente variando. Então, suco de fruta de qualquer fruta, chá, água de coco, água, esses isotônicos tipo bebida de reposição para atletas podem ser usados, mas sem abuso, sem exagero, porque eles podem ter muitos sais minerais.

Dieta leve

Faça uma dieta leve e na imensa maioria das vezes o organismo mesmo dá conta de eliminar aquele agente irritante, aquele agente infeccioso e a pessoa vai melhorar daquela infecção intestinal naquela intoxicação sem nenhum tratamento especificamente. O que a gente precisa é de repouso, alimentos leves e muito líquido. Isso deve resolver.

Sinais de alerta

Sinais de alerta que você deve procurar o médico no pronto-socorro: se for intenso, febre alta persistente, vômitos seguidos que impedem de ingerir líquidos, diarreia muito forte (mais de sete, oito vezes por dia) e se você estiver sentindo tontura, dificuldade ficar de pé. Esses são sinais de alerta que devem motivar a procura por um pronto-socorro.

Fonte
Intoxicação alimentar | Infecção Intestinal e Diarréia – O Que Comer? por Dr. Eduardo Usuy Jr.