Pular para o conteúdo

Afta: Causas e Tratamentos – Dra. Mylene Fakhouri

Música

Olá, tudo bem? Sou Doutora Milene Fakhouri, cirurgiã dentista, e estou aqui para falar a respeito de aftas.

Antes disso, não se esqueça de curtir nosso vídeo e se inscrever no canal.

A afta, também conhecida como estomatite recorrente, provoca muita dor e incômodo na boca. Ela pode ser causada por uma variação hormonal, principalmente em mulheres, estresse, alimentação, deficiência de vitaminas e alguma alergia a algum alimento.

Geralmente, a afta diminui sozinha e sai entre 5 a 15 dias. Ela já cicatriza, porém, se a dor foi muito intensa, pode-se lançar mão de corticoides e até de analgésicos. Existem pomadas também que melhoram a sensação da dor na boca, como por exemplo, 11 Long, que é bactericida e também tem um pouquinho de anestésico.

É muito importante que você limpe bem a boca e a deixe bem higienizada para que bactérias oportunas não causem infecções em cima das aftas. Também pode ser feito o uso do laser para cicatrização das aftas.

Existem muitos remédios caseiros e populares que as pessoas costumam passar em cima da afta. Há medicações caseiras para aftas, como o própolis e bicarbonato. São medicações que não fazem muito efeito em cima da afta, então, assim, você deve procurar um profissional adequado para fazer este tipo de tratamento e manter sempre a boca limpa, como eu disse, fazendo uso de anti-sépticos, como o dental e escovação, para que não tenha infecção oportunista em cima da afta.

Qualquer pessoa pode desenvolver uma afta em qualquer período da vida, mas a mais comum é em crianças. Crianças pequenas costumam ter bastante afta. Pacientes que usam prótese, na verdade, nem a prótese é, mas uma ferida que causa na boca e aí deve ser ajustada sua prótese. Pacientes com baixa imunidade, pessoas que estão em tratamento do câncer também costumam ter bastante estomatite e aftas. Também pessoas que fazem uso constante de antibiótico ou de corticoides e também histórico familiar.

A afta pode ser genética. Às vezes, o pai tem muita afta e o filho acaba tendo também esse processo de feridas na boca de afta.

Se você tem alguma dúvida a respeito de afta, não deixe de entrar em contato com a gente e deixe seu comentário.

E se você quiser me seguir nas redes sociais, o meu Instagram é @drmilenefakhouri.

Um beijo e até o próximo vídeo.

Fonte: AFTA: PRINCIPAIS CAUSAS E TRATAMENTOS (com Dra. Mylene Fakhouri) por Simpatio Odonto