Pular para o conteúdo

Aferição da pressão arterial sem estetoscópio: como fazer

Como aferir a pressão arterial sem o estetoscópio

No vídeo de hoje, vamos te mostrar como aferir a pressão arterial sem o estetoscópio. Muitas pessoas nos pediram um vídeo ensinando essa técnica, por isso, aqui estamos. É importante ressaltar que, mesmo utilizando esse método, é necessário confirmar as medidas com um método confiável, como a ausculta com estetoscópio ou o monitor cardíaco. Vamos aprender?

Passo a passo:

  1. Palpe o pulso radial;
  2. Pegue a pera e feche a válvula;
  3. Insufle o manguito até sentir o pulso e observar a medida no manômetro;
  4. Solte a válvula lentamente e observe o momento em que o pulso reaparece;
  5. Observe em que marcação do manômetro o pulso reapareceu. Esse será o valor da pressão sistólica.

É importante lembrar que esse método não fornece um valor para a pressão diastólica. Portanto, não é indicado para registrar no prontuário do paciente ou para diagnóstico de hipotensão ou hipertensão.

Conclusão

A aferição da pressão arterial através do método palpatório sem o estetoscópio não é indicada para a assistência em saúde, já que não permite medir a pressão diastólica do paciente, portanto, não deve ser utilizada como técnica de rotina.

Aproveite para conferir o nosso vídeo ensinando a aferição correta da pressão arterial clicando aqui. Não se esqueça de compartilhar esse conhecimento para que mais pessoas saibam a forma correta de aferir a pressão.

Fonte: Como aferir a pressão arterial sem o ESTETOSCÓPIO por Professor Emerson Marques