Sobre Abscesso Cerebral
Se você encontrou este vídeo, é porque você pode ter um parente ou amigo que está lidando com abscesso cerebral e deseja entender mais sobre o assunto. Basicamente, há duas possibilidades de causa:
- Pós-operatório: mesmo com a técnica cirúrgica mais adequada, as bactérias podem migrar e causar o abscesso após a cirurgia devido ao corte na pele e nos ossos.
- Causas naturais: sinusite, infecções respiratórias, pneumonia ou trauma grave podem causar a formação de abscesso cerebral.
A secreção observada é causada por infecção bacteriana e o paciente corre risco de vida, já que o cérebro é uma região muito sensível e importante para o corpo humano. O tratamento clássico inclui aspiração da secreção e uso de antibióticos para complementar o tratamento.
Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma craniotomia para corrigir a fratura e, em alguns casos, é necessário envolver um otorrinolaringologista para tratar a sinusite. O diagnóstico é geralmente feito por ressonância magnética e o tratamento pode durar semanas ou até meses, com acompanhamento médico constante para evitar complicações.
Se você tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar ao seu médico. É importante lembrar que o abscesso cerebral é uma emergência médica e deve ser tratado imediatamente para evitar sequelas e risco de vida.
Código:
Fonte: Abscesso Cerebral: Sintomas, tratamento, causas, sinais e diagnóstico por Julio Pereira – Neurocirurgião