Pular para o conteúdo

A urticária: causas, sintomas e tratamentos.


Por que algumas pessoas desenvolvem doenças de pele e outras não? Por que você tem noticário e seu irmão não? Por que coisas ruins acontecem com pessoas? Boa pergunta! Vamos tentar responder algumas delas aqui.
Falar da pele é um tanto complexo, afinal estamos falando do maior órgão do corpo humano. Lesões de pele são na verdade um tópico mais comum do que a gente imagina, cerca de 52% das pessoas já experimentaram desde acne até urticária na pele, mas por que você foi premiado com esse desenvolvimento cutâneo?
Uma coisa é certa: nós sabemos que algumas pessoas têm o potencial de desenvolver uma doença de pele mais do que outras. E no caso da urticária, por exemplo, ela é mais presente em mulheres na fase adulta. Mas ainda não existem evidências científicas suficientes para explicar por que isso acontece.
Se seus pais tiveram urticária, pode ser que você desenvolva a doença também, mas essa chance é a mesma se eles não tiverem urticária. Ou seja, pode ter filhos tranquilo, a urticária não é hereditária.
Outra coisa bem importante é que as doenças de pele mudam muito com o tempo. Cerca de 50% dos pacientes deixam de ter os sintomas até seis meses, 20% entram em remissão em até três anos e apenas 2% dos pacientes permanecem com sintomas por mais tempo.
Existe ainda alguns estudos que sugerem a relação da urticária com doenças autoimunes, mas isso também divide algumas opiniões. O que sabemos até então é que esses estudos não param e não existe ainda uma convicção absoluta do por que você desenvolve sintomas ou não.
O tratamento para a urticária crônica continua sendo um grande desafio para a prática clínica, mas enquanto todas essas questões estão sendo estudadas, existem três medidas que podem ajudar a melhorar os sintomas: evitar estresse, manter uma alimentação saudável e identificar e evitar os gatilhos dos sintomas.
Fonte: Urticária é causada pelo quê? por 3000dias