Pular para o conteúdo

7 comportamentos que a DEPRESSÃO pode causar em você


Olá! Eu sou Marco Antônio Abud, médico psiquiatra e fundador do canal Saúde da Mente. A depressão afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Ela muda a forma como o cérebro funciona, afetando nossos sentimentos, pensamentos e ações. Existem diversos tratamentos altamente eficazes para todos os tipos de depressão. Tentar o tratamento com medicação é uma opção, mas também existem tratamentos não medicamentosos que podem fazer toda a diferença e até mesmo substituir e reverter completamente o quadro depressivo.
Mas qual o problema? A grande questão é que a maioria das pessoas busca tratamento apenas quando a depressão já está dominando todas as partes da vida da pessoa. O que acontece é que a depressão faz com que as pessoas deprimidas ajam de forma que piora o quadro, fazendo com que a depressão se torne como uma Maria-Mole para se livrar. Se algum desses comportamentos da depressão estiverem ocorrendo em nossa vida, precisamos mudar essa história. Nesse vídeo, vamos conhecer sete coisas que a depressão nos obriga a fazer e que muitas vezes, não sabemos. Acompanhe comigo para que a gente possa ter essa informação e a informação possa transformar nossa vida e a vida das pessoas próximas a nós.
Vamos começar nossa lista com as sete coisas que a depressão nos obriga a fazer:
1) Isolar-se: as pessoas com depressão tendem a se afastar dos outros e ao mesmo tempo, podem afastar os outros. Isso pode acontecer por causa da falta de energia, tanto física quanto mental, que pode fazer com que a pessoa tenha cansaço toda vez que ela tem que se socializar por muito tempo. Além disso, podem sentir sentimentos de culpa ou de inferioridade e começar a achar que não são interessantes para estar perto dos outros, ou ainda, podem achar que ninguém é capaz de entender o seu sofrimento. Tudo isso são mentiras que o cérebro depressivo conta para a pessoa, alimentando a própria depressão.
2) Mudar a memória: a depressão pode causar dificuldade para lembrar palavras, onde a pessoa deixou objetos, compromissos e o próximo passo das atividades do dia-a-dia.
3) Impedir de fazer coisas simples: em alguns quadros depressivos, pequenas tarefas do dia-a-dia podem se tornar cada vez mais difíceis ou intransponíveis ao extremamente exaustivo, como limpar o quarto, lavar louça, arrumar minimamente o ambiente de trabalho, entre outros.
4) Dormir mal: a depressão pode causar principalmente a insônia em sono intermediário, fazendo com que as pessoas acordem no meio da noite e tenham dificuldade para voltar a dormir. Isso pode acontecer no quadro de depressão atípica, em que a pessoa dorme mais do que o normal.
5) Alimentar-se mal: a depressão pode fazer com que a pessoa tenha falta de apetite, mas também pode causar uma compulsão alimentar, fazendo com que ela coma alimentos açucarados e engorde, ampliando ainda mais os sintomas de depressão.
6) Desinteresse em atividades: a depressão pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade em realizar hobbies, passatempos, esportes, jogos, filmes, entre outros. A sensação de motivação e o brilho nas coisas diminuem, fazendo com que a pessoa fique desmotivada e na cama durante o fim de semana inteiro.
7) Amplificar problemas: a depressão altera memória, concentração e a área do cérebro relacionada ao foco e à execução. Isso faz com que os problemas da vida se acumulem e se tornem cada vez mais difíceis de resolver, sendo mais um fator para amplificar o quadro depressivo.
Essa lista não é completa e não substitui um diagnóstico médico ou psicológico, mas ela é comumente vista em pacientes depressivos e precisamos abordá-la para reverter o quadro da depressão. Pequenas ações estruturadas, direcionadas e com motivação, podem desligar as áreas do cérebro da dor que estão muito hiperativadas e tem o poder de reestabelecer a área do prazer, da motivação e da execução.
É importante entender que todos esses comportamentos e sintomas da depressão não são inerentes à personalidade da pessoa e nem são voluntários. Eles são consequência do quadro depressivo que precisa ser tratado com seriedade.
Por isso, se você tem algum desses comportamentos, percebe isso no seu familiar ou em alguém que conhece, não hesite em procurar ajuda. Precisamos mudar essa história, combater o preconceito e os tratamentos incorretos da depressão, fazendo com que o número de pessoas depressivas no nosso país diminua. Quando melhoramos, melhoramos não só nós mesmos, mas também o meio em que vivemos.
Fonte: 7 coisas que a DEPRESSÃO te OBRIGA a fazer por Saúde da Mente