Pular para o conteúdo

6 doenças que afetam a memória que você precisa conhecer


Doenças que podem causar perda de memória

Doenças que podem causar perda de memória

Você já deve ter passado por alguma situação assim: você pensa em procurar alguma coisa na geladeira, vai até a cozinha, abre a porta da geladeira e na mesma hora esquece completamente o que foi fazer ali. Já aconteceu isso com você, né? Esquecer de algo quase sempre gera situações complicadas. A verdade é que a memória é um dos bens mais preciosos da nossa vida. Além de infinita, ela também pode ser exercitada, sabia?

Segundo a ciência, a memorização de informações depende de diversos sistemas dentro do nosso corpo, além dos nossos sentidos (audição, visão, paladar e tato). A memória está dispersa no nosso cérebro, através de redes de neurônios que processam e preservam todas as informações que recebemos. Interessante, né?

A seguir, conheça seis doenças que podem causar perda de memória:

  • Adrenoleucodistrofia: você já assistiu aquele filme “O Óleo de Lorenzo”? Ele que é baseado em fatos reais, conta a história de Lorenzo, um garoto que sofre com adrenoleucodistrofia, também chamada de Lúpus, um distúrbio genético causador da destruição da bainha de mielina, responsável por proteger os nervos e permitir os impulsos nervosos. Essa doença, que afeta a cada 50 mil pessoas, tem como principais sintomas além da perda da visão e da fala, também a perda da memória. No filme, o óleo acaba ajudando a reduzir os efeitos da doença, mas ainda não se pode curá-lo de forma definitiva.
  • Aterosclerose: esse distúrbio cerebral, chamado de aterosclerose, afeta os vasos sanguíneos que alimentam os rins, o coração, os membros e também o cérebro, e isso faz com que a gordura se acumule nas paredes internas das artérias, levando a uma redução do suprimento de sangue ao cérebro. Em outros casos, a parede do vaso sanguíneo pode se romper, causando uma hemorragia cerebral. Danos a uma artéria do cérebro podem ter efeitos irreversíveis, como problemas de comunicação e até a morte.
  • Síndrome da má identificação delirante: é causada por distúrbios neurológicos no lado direito do cérebro, afetando em muito a percepção do paciente. Os portadores desta patologia rara não conseguem nem se reconhecer de onde o mistério, por exemplo, e passam a ter ilusões de que o rosto que estão vendo pertence a outra pessoa, esquecendo-se da própria imagem.
  • Doença de Ronny Ton: esse distúrbio neurológico degenerativo, conhecido como doença de Ronny Ton, ocorre devido a uma mutação genética no cromossomo 4. Essa má formação da proteína Ronny Ton tem como consequência a morte das células nervosas, prejudicando a área responsável pela coordenação dos nossos movimentos, no controle da percepção e principalmente na memória. Os sintomas normalmente aparecem na vida adulta. Essa rara doença genética atinge 3 a cada 100 mil pessoas no mundo. No seriado “House”, a personagem Triste é portadora da doença.
  • Diabetes: segundo estudo apresentado pela ONG Diabetes no CA, as dificuldades para controlar o diabetes de tipo 2 podem ter efeitos de longo prazo no cérebro, causando a perda da memória lógica e também a concentração. Isso é causado pela hipoglicemia, que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue ficam bem mais baixos que o normal. A diabetes tipo 2 também pode aumentar o risco de Mal de Alzheimer, segundo o diretor da ONG.
  • Depressão: depressão crônica que causa a falta de energia, disposição e principalmente desmotivação, prejudica o acúmulo de novos dados e consequentemente acabam tendo dificuldade para lembrar de acontecimentos recentes, não registrando a nova informação de maneira eficaz. A pessoa com depressão não consegue recordar os acontecimentos.

Vamos cuidar da nossa saúde e valorizar cada dia que vivemos. E não se esqueça: não tenha vergonha de procurar ajuda, está bem? Até o próximo vídeo. Tchau!

Código:

Fonte: 6 Doenças Que Podem Causar Perda De Memória por Fatos Desconhecidos