Pular para o conteúdo

5 dicas para melhorar a saúde da flora intestinal


E aí, amigos! Hoje eu tenho cinco dicas para compartilhar com vocês sobre como ter uma flora mais saudável e, consequentemente, uma saúde melhor.
Antes de tudo, deixa eu me apresentar: meu nome é Marcelo Werneck e sou coloproctologista em Belo Horizonte e São Paulo. Se é a sua primeira vez aqui, lembre-se de se inscrever e curtir o vídeo, assim você me ajuda a fazer mais conteúdos como este para vocês.
Então, vamos lá. O que é essa flora de que tanto se fala? Também conhecida como microbioma, ela é composta por vários microorganismos que vivem em simbiose conosco, ou seja, eles dependem de nós e nós dependemos deles. Portanto, é muito importante que tenhamos uma flora saudável, que é constituída principalmente de bactérias, mas também de outros tipos de microorganismos. Essa flora está presente em alguns lugares do corpo, sendo que o local que contém mais bactérias seria o nosso intestino, mas também temos bactérias na pele, na boca e nos órgãos genitais.
A flora intestinal tem várias funções, como ajudar na digestão, produzir vitaminas e disponibilizar minerais para serem absorvidos pelo corpo. Se tivermos uma flora mais saudável, consequentemente teremos uma saúde melhor. Mais de mil espécies de bactérias estão presentes no nosso corpo e essas bactérias têm mais de três milhões de genes em seu DNA e RNA. Ou seja, temos mais “gêmeos” no nosso corpo em forma de bactérias do que nossos próprios genes. Isso mostra a importância de cuidarmos da nossa flora.
A primeira dica que quero compartilhar com vocês é sobre a questão dos antibióticos. Eu já fiz um vídeo falando sobre isso, explicando por que eles precisam ser prescritos e por que a automedicação deve ser evitada. Só devemos tomar antibióticos quando realmente precisamos deles, pois, embora eles matem bactérias que causam infecções, também podem matar bactérias boas. Isso pode levar a um desequilíbrio na nossa flora e causar disbiose, que é a denominação dada a esse desequilíbrio e pode levar a várias doenças.
A segunda dica está relacionada à alimentação. Como eu disse, o intestino é o lugar que tem mais bactérias e, por isso, temos que alimentar uma flora boa. Quando nos alimentamos de forma inadequada, selecionamos bactérias ruins para o nosso organismo e isso pode ter consequências negativas. Uma alimentação rica em líquidos, vegetais e fibras solúveis e insolúveis pode ajudar no desenvolvimento de uma flora adequada.
A terceira dica é sobre a higiene bucal. A nossa boca também tem um microbioma e, se não for cuidada adequadamente, pode levar a quadros de disbiose, como mau hálito e cáries. Por isso, é fundamental escovar os dentes após as refeições e usar fio dental.
A quarta dica está relacionada à região genital. As mulheres têm uma flora bem típica na região vaginal e, quando há um desequilíbrio nessa flora, pode levar a quadros de vaginite e vaginose. Por isso, é importante cuidar dessa região e evitar ter muitos parceiros sexuais. O uso de preservativos também é fundamental para evitar quadros de disbiose.
A quinta e última dica é sobre o uso do álcool. É importante consumi-lo com moderação, evitando o exagero e optando por bebidas em pequenas quantidades, como uma taça de vinho ou uma cerveja. O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode levar a um desequilíbrio na flora e, consequentemente, a problemas de saúde.
Bom, essas foram as cinco dicas que queria compartilhar com vocês para ter uma flora mais saudável e, consequentemente, uma saúde melhor. Espero que tenham gostado do conteúdo e, se quiserem saber mais sobre o assunto, conferem o meu site, onde estou sempre postando conteúdos sobre como ter um microbioma e uma saúde intestinal mais saudável.
Aproveitando que você ficou até o final do vídeo, quero compartilhar com vocês uma curiosidade sobre a nossa flora bacteriana. Ela tem muito a ver com o nosso DNA, ou seja, temos uma certa predisposição genética para determinados tipos de flora, mas ela também é adquirida ao longo da vida, principalmente na fase inicial e pode mudar ao longo do tempo. Até mesmo a via de parto pode influenciar na nossa flora. Por isso, é importante cuidar bem dela desde cedo.
Fonte: Faça isso para ter uma flora intestinal mais saudável! 5 dicas para uma vida saudável. por Dr. Marcelo Werneck