Pular para o conteúdo

5 Dicas Eficazes para Aliviar a Cólica: Conforto e Bem-Estar

E deixa eu adivinhar, você chegou nesse vídeo morrendo de cólica ou, se não foi isso, você sofre muito nesse período né? Então os seus problemas acabaram! A Santana Dani chegou com as soluções.

Nesse vídeo eu trago dicas de como aliviar a cólica bem rapidinho e também como evitar que ela aconteça. A primeira coisa que você precisa fazer quando a cólica bater é deixar a região do útero bem quentinha e protegida. Isso vai dilatar os seus vasos sanguíneos e ajudar a relaxar a musculatura e diminuir as contrações do seu útero. Faz uma compressa de água quente, seja como a bolsa térmica ou aquelas bolsinhas de gel. Sabe que, se você não tiver nenhuma delas, não tem problema. Você também pode usar uma toalha umedecida. Tente tudo é válido para deixar a região bem aquecida, inclusive a fonte de calor na região da lombar. Isso vai reforçar ainda mais a sensação de conforto.

E, por falar nisso, quando a gente pensa em conforto e coisas quentinhas, o que passa pela sua cabeça? O chazinho né? Sabia que ele pode te ajudar nesse momento? Existem diversas infusões com propriedades para aliviar as dores da cólica. Então, já aproveita e, enquanto você estiver esquentando a água para fazer a compressa, já começa a preparar o chá. Também esse combo de água quente com chá é perfeito. A inclusão da camomila é sempre uma boa pedida para tudo, mas, nesse caso, ela possui propriedades calmantes e produz a glicina que reduz os espasmos musculares. Você também pode apostar no chá de gengibre. Ele é maravilhoso. Além de anti-inflamatório, ele possui propriedades analgésicas, o que vai ajudar muito a diminuir a dor. E não para por aí. Existem outros chás que ajudam a aliviar as dores da cólica. Então, anota aí: treliça, canela, calêndula, hortelã e erva-doce.

Agora, se nem a bolsa de água quente e nem o chá tiraram completamente sua dor, não desiste, minha amiga. Eu tenho outra dica para você. Você pode tentar a automassagem e eu garanto que, em poucos minutos, você vai se sentir muito melhor. O ideal é que você faça deitada e esteja bem confortável. Comece com movimentos circulares abaixo do umbigo, na região do ventre, para ativar a circulação. Comece devagar e vá aumentando a pressão. Faça isso por pelo menos três minutos. Se a sua dor é daquelas que irradia para as costas, massageie a lombar em movimentos circulares, utilizando o polegar e colocando pressão. E ainda né o creme de massagem? Você pode recorrer a reflexologia para aliviar a cólica. Você precisa pressionar um ponto que fica na parte interna da canela, sabe o osso do tornozelo? Você mede quatro dedos para cima e é bem ali. Massageie com movimentos circulares em sentido horário, intercalando com pressionar o ponto por 5 segundos. Todas essas dicas que eu dei são para aliviar a dor na hora, pois o ideal é que você previna que a cólica aconteça. E sabe como? Através da sua alimentação.

É um processo inflamatório que acontece porque existe a liberação de uma substância química chamada prostaglandina. Essa substância faz seu útero se contrair para eliminar o fluxo. Por isso, é essencial evitar os alimentos que colaboram para essa inflamação. Quais são eles alimentos muito gordurosos, com muito açúcar ou com muita cafeína. E vale lembrar que, se você tem cólicas muito intensas, com frequência, que afetam sua qualidade de vida e não te deixam sair da cama, o melhor é investigar, até porque, pode ser o sinal de que alguma doença, como a endometriose, por exemplo.

E por hoje é só, mas me conta tem alguma coisa que você faz para aliviar a cólica que eu não falei aqui nesse vídeo? Me deixa aqui embaixo nos comentários que eu vou te responder. Clara, se você gostou do vídeo, já sabe que tem que fazer né? Deixa seu like, se inscrever no canal e ativar o sininho para receber tudo nossos conteúdos em primeira mão. Eu vou ficando por aqui e até o próximo vídeo. Tchau!

Fonte
Cólica menstrual: dicas simples de como aliviar e evitar que aconteça por Minha Vida