Pular para o conteúdo

VPPB: Tudo sobre vertigem posicional paroxística benigna e labirintite com Dr. Robson Sitta.

Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB)

Oi, olá! Saudações a todos! Hoje eu vou fazer uma pergunta para você: você sofre de tontura, ou mais precisamente falando, de vertigem? Sente as coisas rodando quando você baixa a cabeça ou deita? Pois é, essa é uma das queixas mais frequentes de tontura em grande parte da população, mas que na grande maioria das vezes é subdiagnosticada ou até ignorada por muitos profissionais que não conhecem bem esse assunto.

Sabe aqueles cristais na região do seu ouvido? Eles podem se deslocar e causar tontura em você, e essa é uma das causas mais frequentes de vertigem. Se você quer saber mais sobre esse tema, me acompanha nesse vídeo que vou me explicar melhor.

Para todos que ainda não são inscritos, faço um convite para que se inscrevam no meu canal, deixem seus comentários e sugestões, toquem o sininho e assim, toda vez que eu postar um novo vídeo, você será notificado. E para quem ainda quer interagir mais, a nossa amizade, basta entrar nas minhas redes sociais, aqui na descrição do vídeo você terá acesso a todas elas e será muito bem-vindo.

O que é VPPB?

Inicialmente, vou falar sobre a semântica dessa palavra. Então, o que significa a palavra VPPB? Ou melhor, Vertigem Posicional Paroxística Benigna. Esse nome tão extenso e complexo envolve uma das queixas mais comuns de tontura nos pacientes de causa periférica, que é a VPPB.

A VPPB nada mais é do que o deslocamento dos cristais na região do labirinto, na região do ouvido interno, que se localizam na região do trígono. Eles podem se deslocar e entrar dentro dos canais semicirculares, promovendo a sensação de tontura.

Vertigem é a sensação de tontura, mas não a tontura comum, aquela em que estamos parados e sentimos que estamos meio tontos ou mareados. Na vertigem, a sensação é de que as coisas estão rodando, ou seja, parece que a cama saiu do lugar, o armário saiu do lugar, as coisas estão se mexendo.

Esse tipo de tontura é desencadeado pelos movimentos e posturas que o paciente realiza, e os sintomas ocorrem principalmente ao deitar na cama, seja de lado, de barriga para cima ou ao virar de um lado para o outro na cama. Por esse motivo, é comum que esses pacientes evitem deitar-se.

Muitos dos meus pacientes reclamam que, ao levantar a cabeça para cima ou para baixo demais ou ao fazer movimentos bruscos, os sintomas de tontura se intensificam. Essa é uma das queixas mais comuns de VPPB.

Causas

Na grande maioria das vezes, a VPPB é causada pelo deslocamento dos cristais de carbonato de cálcio dentro dos canais semicirculares. Esses cristais se deslocam da região do utrículo por diferentes motivos e passam a ocupar um local que eles não deveriam estar, sinalizando movimentos que não estão ocorrendo para o paciente.

Os sintomas de VPPB são causados pelo deslocamento dos cristais nos canais semicirculares, e costumam ser intensos, com uma sensação de que as coisas estão girando. O paciente também pode apresentar movimentos oculares involuntários, chamados de nistagmo.

Além da VPPB causada pelo deslocamento dos cristais nos canais semicirculares, também existe a cupulolitíase, em que os cristais se localizam na cúpula. Nesses casos, os sintomas podem ser relativamente longos, durando mais de um minuto.

Diagnóstico e Tratamento

Para diagnosticar a VPPB e identificar o canal afetado, é necessário que um profissional capacitado realize testes específicos. Com base no diagnóstico, é possível determinar o tratamento adequado.

Existem diversas manobras que podem ser utilizadas para reposicionar os cristais ou liberá-los da cúpula, de acordo com as necessidades de cada paciente. A escolha da manobra adequada é fundamental para garantir a eficácia do tratamento.

Se você apresenta sintomas que podem estar relacionados com a VPPB, entre em contato conosco. Temos profissionais especializados que podem ajudá-lo. Deixo novamente um grande abraço a todos que acompanham meu trabalho, e saúde a todos!

Fonte: VPPB VERTIGEM POSICIONAL PAROXÍSTICA BENIGNA A LABIRINTITE dos CRISTAIS SAIBA TUDO! Dr Robson Sitta por Dr. Robson Sitta