Pular para o conteúdo

Varicocele e Infertilidade Masculina: Tudo que você precisa saber – Conrado Alvarenga M.D.


A varicocele afeta cerca de 15% dos homens. Quando os homens visitam um consultório com dúvidas ou desconforto, nem sempre é possível diagnosticar a varicocele. Os receios são os mesmos: será que ela traz algum risco para a minha saúde? A explicação é sempre a mesma; a varicocele é frequente na população masculina, mas nem sempre leva à infertilidade. Dos homens inférteis que procuram ajuda para a esposa engravidar, cerca de 4 a 5 são portadores de varicocele.
O fato de ter varicocele pode trazer algum dano no testículo? A resposta é não. A varicocele na grande maioria das vezes é assintomática, trazendo um efeito prejudicial para a produção de espermatozoides no testículo. É importante diagnosticar a varicocele precocemente antes que a situação piore.
O diagnóstico pode ser feito com ultrassonografia dos testículos com doppler para avaliação precisa. Quando detectada, é importante fazer 2 análises semanais com um intervalo ideal entre eles de no mínimo 15 a 20 dias, para averiguar se há alteração da concentração, ecologia ou atividade dos espermatozoides.
O tratamento indicado é cirúrgico, e a técnica mais indicada e que traz melhores resultados e menores taxas de recidiva é a microcirurgia com a utilização de microscópios.
Quando os casais procuram ajuda para engravidar, a pergunta do homem é sempre: “Melhorar a minha esposa vai engravidar?” A resposta é sempre a mesma: não está no programa. Em cerca de 60 a 70% dos jovens, haverá a possibilidade de gravidez após o tratamento da varicocele por seis a sete meses.
O tratamento da varicocele pode ser feito antes da reprodução assistida, durante a reprodução assistida ou após a reprodução assistida. É importante encarar a varicocele como uma doença do homem que pode ser tratada em qualquer momento. Boa sorte a todos!
Fonte: Varicocele e Fertilidade Masculina – Conrado Alvarenga M.D. por Dr. Conrado Alvarenga