É só uma pergunta que muita gente faz: para gente, é a respeito: a hérnia de disco tem cura? E curtir um pouquinho nesse vídeo você vai entender porque a resposta é sim.
Hérnia de disco, como todos sabem, nada mais é do que um pedaço de disco que vaza do seu local de origem, entre as duas vértebras. Então, é uma situação transitória, mais do que uma situação permanente. A gente sabe que a maioria das hérnias são reabsorvidas ou tratadas de uma forma conservadora. Alguns trabalhos foram até 70 e 80, alguns até 90 por cento, dependendo do público que a gente analisa. Mas esse não é o problema. O problema são esses dez, vinte ou trinta por cento que acabam melhorando com o tratamento conservador; o tratamento clínico que acaba precisando fazer algum tipo de intervenção.
E aí, nesse sentido, surgem as técnicas menos invasivas, surge a cirurgia endoscópica que permite remover esse pedaço do disco, muitas vezes com anestesia local. Mas, é necessário internação no mesmo dia e permite uma recuperação muito mais rápida do que qualquer outra técnica para poder tratar.
Então, uma vez que o pedaço do disco foi reabsorvido pelo nosso organismo ou ele foi removido através de uma técnica endoscópica, o problema da hérnia é resolvido. Ah, mas eu posso ter uma hérnia de novo no mesmo ponto? Sim. Independente da forma de que você fez o tratamento, tanto no tratamento clínico conservador quando através do tratamento endoscópico, existe um risco, uma chance aí de a longo prazo, talvez três, quatro, cinco por cento dos pacientes voltarem a sentir algum tipo de sintoma por uma recidiva da hérnia e que a recidiva é a mesma hérnia, novamente.
O principal fator relacionado a essa reincidência da hérnia, esse novo episódio aí de hérnia no mesmo local, é uma piora da degeneração do disco. Oi gente sabe que, para impedir essa piora da degeneração do disco, impedir que o disco se degenera ou gaste, mais atividade física, mais exercício. Então, independente da forma de tratamento, seja ela clínica, através de um programa de reabilitação, seja através de um procedimento endoscópico, é importante que esse indivíduo esteja inserido em algum programa de atividade física, realmente para poder diminuir ainda mais a chance de ter algum problema no futuro.
Certo, então, hérnia de disco tem cura. A resposta é sim.
Fonte: HERNIA DE DISCO TEM CURA? por Clínica Atualli