Pular para o conteúdo

Zumbido no Ouvido: Desvendando Mitos e Verdades | Você Bonita (25/07/17)

  • por
  • posts

Zumbido no ouvido: mitos e verdades

Olá! Você conhece alguém ou já teve um zumbido no ouvido? A sensação de zumbido não é legal, é desconfortável e pode atrapalhar a concentração. Além disso, pode trazer outros problemas. Se pediram para a gente fazer uma pauta sobre isso, então vamos fazer agora.

Hoje convidamos otorrinolaringologistas para analisar e esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. O zumbido é um assunto muito chato, não é mesmo? Eu fico imaginando o impacto que poderia ter se eu tivesse um zumbido no ouvido o dia todo. Seria muito incômodo. No entanto, cada pessoa pode ter uma percepção diferente desse som. Para alguns, pode ser um apito, para outros, um chiado ou um grilo. O zumbido pode variar em intensidade e também em frequência.

Uma das principais perguntas que surgem sobre o zumbido é se ele é causado por barulho excessivo. E a resposta é sim, é verdade. Quando ouvimos um barulho muito alto, seja em uma festa ou em uma balada, aquele som pode permanecer em nossa cabeça por um tempo. A maioria das pessoas já teve essa experiência. Você vai dormir com o zumbido no ouvido e, ao acordar na manhã seguinte, ele já desapareceu. No entanto, para algumas pessoas, o zumbido pode ser constante e duradouro, o que vamos discutir aqui.

Outra pergunta comum é se o zumbido é causado apenas por problemas no ouvido. E a resposta é não, isso é um mito. O zumbido não está relacionado apenas ao ouvido, mas sim a uma percepção de som que não está sendo gerado por uma fonte externa. Ou seja, a pessoa percebe um som que não existe. Isso pode ser causado por uma alteração na percepção do cérebro e não apenas do córtex auditivo. O zumbido pode estar relacionado ao sistema de atenção, memória e outras funções cerebrais. É um sintoma que envolve todo o cérebro.

Além disso, problemas de audição podem gerar a percepção do zumbido. Qualquer interferência no caminho do som, desde o ouvido até o córtex auditivo, pode causar um zumbido. Portanto, problemas no ouvido, como infecções ou lesões, também podem estar relacionados ao zumbido.

Outro mito é que o zumbido está sempre relacionado à pressão arterial alta. Isso não é verdade. Embora a pressão alta possa causar alterações nos vasos sanguíneos, nem todos os pacientes com pressão alta têm zumbido. O zumbido pode ter diversas causas e é necessário um diagnóstico adequado para identificá-las.

Um último mito comum é que o zumbido não tem cura e a pessoa terá que se acostumar com ele. Isso também não é verdade. Embora não exista uma cura definitiva para o zumbido, é possível tratar e controlar os sintomas. O tratamento dependerá da causa do zumbido e pode envolver medidas como terapia sonora, medicamentos e mudanças no estilo de vida.

Por fim, é importante ressaltar que o uso de alguns medicamentos pode causar zumbido. A lista de medicamentos que podem ter como efeito colateral o zumbido é extensa. Alguns exemplos são anti-inflamatórios, diuréticos e medicamentos que afetam a circulação sanguínea. Por isso, é importante sempre discutir com um médico qualquer novo medicamento que você esteja tomando ou qualquer novo sintoma que surja.

Em relação a hábitos alimentares, há quem acredite que alimentos como café e chocolate podem potencializar o zumbido. Isso é um mito. Embora a cafeína possa estimular a percepção cerebral, é necessário consumir uma quantidade muito grande de cafeína para que isso ocorra. Portanto, uma xícara de café ou um pedaço de chocolate ocasional não têm influência significativa no zumbido.

Apesar de não haver uma cura definitiva para o zumbido, é importante buscar ajuda médica para identificar a causa e buscar tratamentos que possam melhorar a qualidade de vida do paciente. Lembre-se de consultar um médico especialista para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento adequado para o seu caso.

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido algumas dúvidas sobre o zumbido no ouvido. Se você tiver alguma outra dúvida, deixe um comentário abaixo. Agradecemos a sua visita e até a próxima!

Fonte: Mitos e Verdades: Zumbido no Ouvido – Você Bonita (25/07/17) por Você Bonita