Pular para o conteúdo

Veia pulsando na cabeça: sintomas de aneurisma ou trombose? Saiba mais com o Dr. Tontura.

  • por
  • posts

Alguma vez aconteceu com você ou com alguém que você conhece de perceber algo pulsando na cabeça? Uma sensação incômoda de um vaso pulando em algumas regiões da cabeça, em especial na região da testa, que é a mais comum. Às vezes, até dá para ver alguma coisa saltando nessa região em algumas pessoas. E claro, não tem como não se preocupar. Eu mesmo, muito antes de ser médico, antes de ser neurologista, quando fazia o cursinho, tinha muitas vezes a veia saltando na cabeça e morria de medo de algo ruim acontecer. Eu me perguntava se aquilo não podia ser algo grave, sei lá, um aneurisma cerebral prestes a explodir, uma trombose na cabeça. Uma vez, não sei. Vou te contar nesse vídeo o que pode ser essa coisinha pulando na sua cabeça.

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou o Doutor Saulo, médico neurologista. E olha só, os vasos que estão bem dentro do nosso cérebro, quando passa sangue por eles, eles pulsam. No geral, nós não conseguimos sentir isso. Mas, você deve estar se perguntando: esse neurologista deve tá meio louco, porque eu juro que eu sinto algo pulando na minha cabeça. Pois bem, você sente mesmo. Nem eu, nem você, estamos loucos. A questão é que os vasos que estão pulsando e são perceptíveis, nos trazendo incômodo, eles estão na verdade fora do nosso cérebro. Vou mostrar agora, eles estão embaixo da pele da testa e do couro cabeludo. Olha aqui nesse modelo que eu tenho, um cérebro, e os vermelhinhos são os vasos cerebrais que estão lá dentro da cabeça. Mas, olha só, é aqui no crânio. O cérebro está lá dentro. Eu tenho osso do crânio. E aí, depois que vem? Os vasos embaixo da pele do couro cabeludo e aqui da região da testa. E sim, eles são perceptíveis. Os vasos que estão acima da calota craniana, e não os vasos que estão lá dentro do cérebro. Esses a gente não percebe, no geral. E olha lá, eu já vou te contar, fica aí, por que isso acontece e dicas para evitar isso.

E você que está aí, é muito bem-vindo aqui no nosso canal. E já que você chegou até aqui, aproveita, hein? Deixa aí um joinha para a gente, dá uma força para o canal, para a gente crescer e chegar em mais pessoas que precisam de informação do bem. Dá mais nesses tempos malucos de fake News. E segue o canal, compartilha, ajuda a gente a levar essa palavra de ciência para mais gente. Bom, ufa!, né? O fato de então a gente sentir os vasos que estão mais superficiais, embaixo da pele, significa que o que a gente percebe não é um aneurisma cerebral de dentro da cabeça prestes a explodir, uma trombose, entupimento de alguma veia, um AVC prestes a acontecer. Não tem nada a ver. Pessoas que possuem essas doenças têm outros sintomas mais sérios que levam a esses diagnósticos, como, por exemplo, dores de cabeça insuportáveis que não respondem às medicações e pioram com o tempo, dificuldades visuais, vômitos, confusão mental, perda de movimento de um lado do corpo ou da capacidade de fala, entre outras coisas.

E seguindo aqui agora para vocês uma revelação: o vaso que mais sentimos pulsar não é uma veia, a gente fala “veia pulsando”, mas não é. Na verdade, é uma artéria chamada artéria temporal superficial. Ela passa nessa região aqui, olha, e ela é bastante calibrosa, ela é grossa, fazendo com que a gente sinta, a gente perceba. E visualizar quando ela está pulsando muito. E o que pode fazer a danadinha da artéria temporal saltar mais forte, hein? Por que às vezes acontece, por exemplo, uma atividade física pode gerar uma pulsação maior dessa artéria, fazendo com que o coração bata mais forte durante a atividade, isso leva à pulsação dela. Um calor excessivo, como, por exemplo, um banho muito quente, um dia muito abafado, seria outra possibilidade. Crises de pressão alta em quem sofre daquela doença, hipertensão arterial sistêmica. Quando a pressão está descompensada, pode aparecer mais essa pulsação. E, por último, claro que ele não é o estresse. O estresse, a ansiedade excessiva pela liberação de adrenalina, leva o coração a bater mais forte, mais acelerado, podendo também deixar essa pulsação mais perceptível.

Então, a dica é: evite locais abafados, controle o estresse para tentar aliviar a pulsação. E vale um check-up na pressão. Se isso ocorre muito com você recentemente, vá logo buscar um médico. Se algum outro sintoma acontece junto com essa pulsação ou se você está percebendo que o seu nível de ansiedade está atrapalhando a sua qualidade de vida, você que está aí, é muito especial para o canal. Você é o motivo disso tudo existir. E a gente tem vídeos muito legais, de terças-feiras, com curiosidades da mente para você. Olha só que legal. Será que dinheiro compra felicidade? Quanto custa? Será que imersão na natureza é bom para o cérebro? Sabia que seu sono tem total relação com a chance de acertar os números no futuro? Esses e muitos outros temas legais você encontra aqui no canal. Então, não perde tempo, você vai esquecer. Segue agora o canal para não perder o aviso desses vídeos que estão bem legais e um conhecimento extra para gente.

Finalizando, existe também uma doença chamada arterite da artéria temporal, onde essa artéria que eu indiquei, que eu mostrei, dói muito, levando a um quadro de dor de cabeça terrível e muito dor à palpação. A pessoa passa a mão nessa região, está super dolorida. E o tratamento dessa doença, doença de Horton, é uma doença mais comum em idosos e, no geral, uma doença rara. Se por acaso você, que está me vendo, sente dor forte ao tocar essa região, também vá logo buscar ajuda médica.

Espero que tenham gostado desse vídeo. Comentem, você já teve essa sensação de veia pulsando? Você ficou desesperado que nem eu lá na época do cursinho, com medo de ser alguma coisa grave? Deixa nos comentários, a gente adora comentários. Um grande abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: Veia pulsando na cabeça. Aneurisma ou Trombose? [Importante] | Dr. Tontura por Neurologia e Psiquiatria