Pular para o conteúdo

Urticária diária: causas, sintomas e tratamentos eficazes

  • por
  • posts

Tratamento de Doenças Crônicas: Em busca de perspectivas

Olá pessoal! O vídeo de hoje é para aqueles que estão sem paciência, sem perspectiva, que não estão obtendo sucesso no tratamento de sua doença. Se você está bem, talvez não seja necessário assistir a este vídeo, mas se, assim como eu, você não tem esperança em relação à sua doença e seu tratamento, fique ligado!

Recentemente tive uma conversa com uma médica do pronto-socorro e comentei sobre a minha doença. Falei que os sintomas aparecem diariamente e ela ficou confusa, pois em geral as pessoas consideram essa doença como algo leve e facilmente controlável. Mas a realidade é que nem todo mundo tem sucesso com o tratamento convencional. Às vezes, parece que estou destinado a ficar pior a cada ano, enquanto as pessoas ao meu redor melhoram. É frustrante ver as pessoas sendo liberadas do consultório médico, enquanto eu continuo na mesma situação.

Quando nenhum tratamento convencional funciona, parece não haver saída. Podemos nos sentir perdidos, sem esperanças, achando que é o fim. Nesse momento, é comum buscarmos alívio, mas existe um perigo nisso. Automedicar-se pode trazer efeitos colaterais e até mascarar uma doença mais complexa. Infelizmente, muitos médicos nem mesmo sabem dos graus que essa doença pode ter e dos tratamentos mais avançados.

Há casos em que a doença se torna crônica e refratária, ou seja, não responde aos anti-histamínicos ou ao tratamento padrão. Nesses casos, a única opção é um medicamento de alto custo, que nem sempre está ao alcance de todos. É horrível se ver diante dessa única alternativa e sentir que o próprio paciente não tem poder de contribuir para o seu tratamento, a menos que recorra ao governo ou a doações, o que foge totalmente da rotina e pode ser incômodo.

Uma coisa que me incomoda muito é o fato de que essa doença não é levada a sério. Poucas pessoas conhecem sobre ela, praticamente não há informações na mídia e não há um alerta público sobre a necessidade de tratamento. É preciso persistência para conseguir os cuidados adequados. Por isso, é importante conversar com o médico, explicar que os tratamentos atuais não estão sendo eficazes e que você precisa de uma alternativa para melhorar a sua qualidade de vida.

Eu entendo que muitos de vocês que estão assistindo não estão passando por esse problema, pois os tratamentos convencionais são suficientes. Porém, é importante trazer essa mensagem para outras pessoas que enfrentam a mesma situação. É necessário conscientizar a sociedade sobre a importância de levar a sério os pacientes com doenças crônicas e entender que não podemos esperar tanto tempo por um tratamento adequado.

Se pensarmos na minha experiência, por exemplo, levei 13 anos até encontrar um tratamento que realmente valesse a pena. Não é um caminho fácil, mas podemos construí-lo juntos. Se você está passando por essa situação, meu conselho é que não desista. Insista. Pode levar um tempo e você pode se desanimar em alguns momentos, mas quando isso acontecer, lembre-se da minha história e saiba que você não está sozinho(a). Juntos, podemos superar esse desafio!

Fonte: Tenho urticária todos os dias por 3000dias