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Tutorial do Sintetizador Musical – 06 – Efeitos de Modulação no Pd (AM e FM)

Continuando a série de vídeos para desenvolvermos juntos o nosso sinth, é com prazer que finalizo a parte inicial do nosso tutorial com este vídeo. Nele iremos desenvolver sons baseados em Modulação na Amplitude (AM) e Modulação na Frequência (FM) em patches do Pure Data.

O olá galera tudo bem mais uma vez começamos com pequeno uso de um oscilador fomos parar universo conversar com r2 d2 no segundo vídeo criamos um reserve para dar uma ambiência o som e agora vamos continuar com sons espaciais mais psicodélicos vamos ver um pouco e modulação da frequência e na amplitude lembrando que atenção isso aqui é um pequeno tutorial eu não

Irei entrar em detalhes técnicos nem conceitos teóricos tá se é isso que você procura esse vídeo não é para você se você quer um vídeo mais profundo procura na internet procuro material escrito tá certo que tem muita coisa que usa o pb que tá disponível eu estou apenas fazendo acontecer para as pessoas usarem de forma prática sem tanto conhecimento o técnico na

Área que estamos aprendendo a utilizar o pedrinho não quero assustar ninguém tá certo então mas se você quiser trocar uma ideia comigo sobre determinado assunto para aprofundar mais a gente pode trocar se inscreve no canal põe aí seu comentário que a gente vai trocando ideia e essa ideia pode evoluir para algum encontro virtual tão daniel o que vem a ser modulação

De amplitude modulação na frequência então vou explicar de uma forma bem básica para que a gente possa ir para o prático que essa é o intuito desse vídeo tá então nós temos basicamente duas modulações modulação de amplitude chamada de lã ou então hang modulation e temos a modulação da frequência e como é que a gente executa essas modulações efeitos

Sonoros de uma doação e eles ocorrem quando a gente usa uma ultra onda sonora para modificar uma onda sonora existentes tá certo então no caso da modulação em amplitude da onda sonora principal e é alterada de acordo com a frequência de uma onda sonora secundária então o que é que vai alterar walter a amplitude da onda vamos ver como é que se funciona vamos

Lá abrindo aqui um novo arquivo no pd e vamos criar aqui é uma onda sonora como é que a gente faz contra um ou coma de uma e objeto ou sc tudo bem oscilação na onda sonora o ufc rio então nós temos aqui é um objeto de fonte sonora vamos ligar o nosso amigo já conhecemos que faz a multiplicação da onda por um fator que serve como amplificador olá tudo bem até

Aí me acompanha fica esperto oh e vamos ver aqui é um controle dinâmico através de caixa de números da amplitude da honda original e vamos lá ó oi vamos ligar aqui a partir desse momento nós já sabemos o que oscilador está trabalhando porque estamos alterando e o tempo de execução ou seja contra o e né preto tempo de execução estamos alterando a frequência

Do oscilador não ouço nada porque não está ligada na caixa sonora lembre-se disso tá vou criar por inteiro o sistema que a gente conhece ponto nesse momento nós já temos aqui o nosso oscilador funcionando tá zero hatch e cola amplitude de cinquenta por cento amplificação de cinquenta por cento do total que ele pode atingir e vamos experimentar e aí o caso você

Tenha dúvida e para quem chegou agora vem nos dois primeiros vídeos tá isso aqui é o terceiro assistir o primeiro que a gente está apresentando a ferramenta te deu o segundo que a gente já fez um sons mas espaciais e os pets mais rebuscados então vamos lá eu queria que contra um objeto a ceb rich array o chamado onda lembre-se que tentar com o mesmo nome do vetor

E o deve está o objeto r tem possui mesmo nome do vetor e agora vamos criar a taxa de envio 1 é de desenho do gráfico da onda e como a gente já viu objeto no metrô colocar a cem milisegundos tá temos que acionar esse metro a partir de um objeto bang para que o metro começa a enviar vários bens a cem milisegundos e conectamos também out every night e a saída da

Amplificação seja o resultado do som amplificado e e agora vamos acionar e vamos ver e nenhuma novidade até aí né vamos continuar e como tá falando para vocês o que venha ser a modulação na plenitude essa aqui é a onda principal para criar a modulação da cultura nós temos copiar uma segunda onda que faça o controle da amplitude da onda primeira entendeu então

O que a gente faz a gente criar uma onda sonora mas outra onda sonora tá certo se liga diretamente na entrada na no segundo inlet do amplificador o millet mais a direito do amplificador o primeiro nós temos que remover a numeração que nós colocamos 0.5 vamos tirar aqui ó porque senão não vai dar certo nós temos que remover para receber sinal de áudio tá certo e

Não sinal numérico ele vai ser sinal de áudio agora nós removemos e vamos criar um controle dinâmico para esse um oscilador o tempo de execução agora vamos ver o que acontece vamos colocar o primeiro oscilador hein e por aqui e aí agora vamos alterar os poucos o segundo que está em 0redes oi tá um ré com dois erres e o efeito de batimento que vai causando três

Rios 14 o teste de atenção oi oi g1 e aí e faça um esses efeitos incorporando aquele reserva que a gente fez no vídeo anterior experimento scooter vamos agora para segunda modulação a modulação na frequência am e já diferentemente da modulação de amplitude que faz o controle da amplitude de uma onda a partir de uma outra oscilação a modulação da frequência

Vai alterar a frequência da onda a partir da oscilação de outra onda certo então enquanto uma onda tá sendo a onda primária a onda principal uma segunda onda uma onda secundária vai fazer o controle da frequência dessa onda a partir da sua oscilação então conforme ela oscila um resto dos retos 3 hair essa alterando a taxa da frequência da onda o original vamos

Ouvir como é que fica é o quê e nós alteramos aqui nós colocamos uma uma fonte sonora de uma sylador controlado por um e por uma caixa numérica dinamicamente o e ligamos esse auxiliador a uma caixa numérica que está conectada a um multiplicador de onda então o que é que eu tô fazendo aqui tu pega dessa onda tô amplificando ela mas não tô jogando na caixa de som

Eu tô fazendo o quê então precisar para o valor que eu queira que pode ser 1100 200 você que escolhe e o resultado desse não vai para caixa de som resultado disso vai para outro de onda e no final a gente pede para e esse resultado sem entrada de um novo ativador e vamos ver como é que fica essa loucura bom então vamos primeiro acionar a honda original e aí e daqui

132 artes oh nanana e aí hum hum hum hum hum hum hum hum ruim e eu quero que vocês peguem esses pets que nós iremos hoje da fm e da an e use ele com reserve misture mix em faça sua experimentos o importante é que vocês usem cliente me dado que o sistema e faça um acontecer tá certo mistura e se divirtam qualquer dúvida me procura comenta aqui no canal comenta

Aqui debaixo do vídeo que a gente resolve tá certo para quem tem dúvidas sobre os objetos a daniel não sei para que determinado objeto funciona então é simples pé dele tem um sistema de ajuda muito robusto então você por exemplo aperta segundo botão do mouse na tela e você vê que tem opção help quando você aperta lá aparece todas as listas de objetos que

É utilizado no pd hoje e sempre que você quiser saber de um objeto para que serve você basta procurar esse objeto e apertar em cima por exemplo aqui o daqui vou apertar em cima dele com o segundo botão qualquer objeto você pode fazer isso em qualquer momento certo então você clica no help daquele objeto e aparece todo o manual do objeto com exemplos aparecem pets

Já programados com exemplo do objeto funcionando e iv mostrando como funciona tão se tiver dúvida de algum objeto o segundo botão do mouse sobre esse objeto e vai no help cure já mostra o que é que funciona como é que funciona esse objeto tá certo então pessoal você está gostando da dinâmica é eu sinto que muito pode ser explorados muito mesmo perdeu perdeu

O universo tá certo infelizmente nós temos que andar apressadas como eu estou andando por quê porque o propósito dos vídeos no canal é para gente já fazer o brinquedo da gente que é o sintetizador que nós vamos fazer que vai ficar ninja ficar da hora então o seguinte se você tiver dúvida sobre aprofundamento do que significa do de como questões técnicas e

Procuram os comentários comenta aí tá certo e aí na descrição dos vídeos também tem uns links das minhas redes sociais me procura lá entre em contato comigo tá bom e também tem um link aqui os arquivos também do que eu tô programando tá certa então entra lá baixo os arquivos programa mas o ideal você fazer eu vi olhar o vídeo e fazer o seu para ir se

Familiarizando com o desenvolvimento oi gleice pet tá dos pets e então me acompanhe nas redes sociais se você gostou curte aí você não gostou dá um deslike mas me ajuda a impulsionar e esse vídeo na comunidade toda tá certo e se você gostou mais ainda e se você quiser se for da sua vontade se inscreve no canal mas só se for da sua vontade ta bom e a partir da

Semana que vem vamos entrar com força no estudo do sintetizador na confecção do sintetizador em e conforme as coisas vão acontecendo eu vou explicando mais profundamente esses conceitos técnicos mas sem ficar chato para que a gente possa aplicar na prática tão logo para que a gente não fique preso na teoria semana que vem o foco é o sintetizador propriamente dito

Chega dessa base de p&d mas qualquer dúvida se você tá com meio inseguro me procura não exista tá nessa quarentena que aqui em casa mas fica aqui comigo não brincante digital tá tá semana que vem falou e aí

Transcrito do video
Tutorial do Sintetizador Musical – 06 – Efeitos de Modulação no Pd (AM e FM) By Brincante DigitalliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2020-05-21T220635+0000endTimestamp2020-05-21T222601+0000}