Pular para o conteúdo

Tudo sobre hipotensão: O que você precisa saber em 2020 [Vídeo Aula]

  • por
  • posts

Enfermagem Clássica – Hipotensão

Olá pessoal, tudo bom? Eu sou a Nide e esse é o Enfermagem Clássica. Na vídeoaula de hoje, nós estaremos estudando sobre hipotensão. Tá afim de aprender? Então inscreva-se em nosso canal, compartilhe esse vídeo com seus grupos de amigos e vamos nessa, meus queridos!

Banca CESPE 2016: Dentre os fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica (HAS) estão descritos na literatura científica: obesidade, o hábito de fumar, a vida sedentária, uma dieta rica em gordura. A questão está querendo saber a resposta correta para indivíduos que possuem um ou mais desses fatores de risco.

  • Letra A: Os indivíduos expostos a esses fatores fatalmente desenvolverão hipertensão.
  • Letra B: Esses fatores podem ser considerados como causas específicas de HAS.
  • Letra C: Os indivíduos expostos a pelo menos um desses fatores fatalmente terão HAS.
  • Letra D: Todos os fatores devem estar associados para que o indivíduo desenvolva hipertensão.
  • Letra E: Os indivíduos expostos a todos esses fatores têm uma probabilidade maior de se tornarem hipertensos comparados com aqueles indivíduos não expostos a nenhum desses fatores.

Vamos lá, pessoal! 10 segundos na tela e já voltamos com a resposta.

Explicação

A resposta correta é a letra E. Os indivíduos expostos a todos esses fatores têm uma probabilidade maior de se tornarem hipertensos comparados com aqueles indivíduos não expostos a nenhum desses fatores. É importante ressaltar que a presença de um ou mais desses fatores aumenta o risco, mas não é um fator determinante para o desenvolvimento da hipertensão.

Hipotensão e suas causas

Em tempos de calor, é comum a pressão arterial ter a tendência a ficar mais baixa. Isso ocorre porque as artérias se dilatam devido ao clima quente, fazendo com que o sangue não precise exercer muita força para circular. Além disso, outros fatores como desidratação, jejum prolongado e o uso excessivo de medicamentos hipertensivos também podem levar a um quadro de hipotensão. É necessário tomar cuidado e estar atento, pois a hipotensão é uma condição patológica e não é considerada normal.

Sintomas da hipotensão

Os sintomas principais da hipotensão, independentemente do tipo (neurogênica, cardiogênica, postural, vertigem, síncope), são a hipotensão em si. Além disso, é comum ocorrer fraqueza, perda de força, baixa de energia, tontura, visão turva, sudorese, taquicardia, sensação de desmaio e cefaleia. É importante ressaltar que um exame clínico detalhado e o levantamento de dados acerca da história do paciente, como histórico patológico pregresso, são fundamentais para a correta identificação e tratamento da hipotensão. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar um monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA) para ajustar o tratamento de acordo com a gravidade do quadro.

Medição da pressão arterial

Para aferir corretamente a pressão arterial, é necessário seguir alguns cuidados. O paciente deve ficar em repouso por pelo menos cinco minutos antes da medição. É possível utilizar um estetoscópio e um esfigmomanômetro para coletar esses dados, que devem ser realizados com o paciente sentado e o braço na altura do coração. Além disso, é importante que o paciente urine antes da aferição, pois a vontade de urinar pode alterar os resultados. Não é necessário estar em jejum para a medição da pressão arterial.

Valores de referência

Os valores de referência para classificação da pressão arterial variam de acordo com o quadro físico e hemodinâmico do indivíduo. O limite considerado normal é de até 130/90 mmHg. Valores superiores a 140/90 mmHg já são considerados como quadro de hipertensão arterial. Por outro lado, valores abaixo de 90/60 mmHg são considerados como hipotensão. É importante ressaltar que esses valores podem variar de acordo com as diferentes literaturas e sociedades cardiológicas.

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado do vídeo. Se tiverem alguma dúvida, não deixem de se inscrever em nosso canal. Que Deus abençoe e te dê a paz. Muito obrigado pela sua atenção!

Fonte: Hipotensão / O que devo Saber? / Video Aula 2020. por Anii G.