Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre o aneurisma de aorta para a sua saúde

  • por
  • posts

Olá! Como vai? Seja bem-vindo(a) ao nosso novo canal Vascular na Veia!

Hoje nós vamos falar sobre Aneurisma da Aorta. Na semana passada conversamos sobre Erisipela, dê um pulinho lá no nosso canal e dê uma olhada, está muito interessante!

O que é um Aneurisma?

A palavra “aneurisma” vem do grego e significa dilatação. Essa dilatação pode acontecer em qualquer artéria ou veia do nosso organismo, desde as pernas até a cabeça. Temos, por exemplo, os aneurismas cerebrais, os aneurismas viscerais (que ficam na parte da cavidade abdominal), os aneurismas nos membros inferiores, e também o que vamos comentar hoje: o aneurisma da artéria aorta.

A artéria aorta é a nossa maior artéria do organismo. Ela começa na saída do coração, faz uma curva chamada cajado da aorta no tórax, desce pela parte posterior do tórax até o abdômen, e vai até o nível do umbigo, correlacionando mais ou menos com a cicatriz umbilical.

A aorta se divide em duas artérias: a artéria ilíaca comum direita e a artéria ilíaca comum esquerda, cada uma indo para uma perna, para a parte inferior da bacia e regando a parte dos intestinos mais abaixo da bexiga.

O que causa o Aneurisma da Aorta?

As causas não são muito bem definidas e ainda são muito estudadas. Mas existem fatores que podem facilitar a ocorrência do aneurisma, como a hipertensão arterial e o tabagismo. A hipertensão arterial faz com que o sangue bata na parede da artéria, favorecendo o crescimento do diâmetro da aorta. Já o tabagismo parece estar envolvido na túnica média da parede da artéria, levando à degradação dos constituintes que dão elasticidade à parede.

Outro fator importante é a predisposição genética. Se você possui parentes que têm ou tiveram aneurisma da aorta, a chance de desenvolver é um pouco maior.

Quais são os principais sintomas do Aneurisma da Aorta?

Infelizmente, o aneurisma da aorta abdominal é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas característicos. Dependendo do calibre da dilatação, a pessoa pode não sentir nada no começo. Porém, quando o aneurisma é muito grande, pode haver sintomas de compressão da região, como dor nas costas, incômodo na região lombar, entre outros sintomas vagos que podem ser confundidos com problemas na coluna.

Diagnóstico e Tratamento

É importante realizar ultrassom abdominal para detectar o aneurisma. O tratamento cirúrgico, seja ele aberto ou endovascular, é indicado quando o diâmetro do aneurisma atinge cerca de 5,5 cm para homens e 4,5 cm para mulheres.

Frequência e Riscos do Aneurisma da Aorta

A incidência do aneurisma da aorta abdominal é praticamente a mesma do câncer de próstata nos homens acima dos 60-65 anos. Um dado importante é a frequência da doença, que é de 6 a 8% nos homens nessa faixa etária. O aneurisma da aorta pode levar a uma ruptura, sendo que a mortalidade de um aneurisma rompido chega a ser maior que 80%.

Ainda teremos a oportunidade de conversar sobre outros aneurismas em futuros vídeos. Obrigado por assistir e não se esqueça de curtir o nosso canal Vascular na Veia em todas as redes sociais! Até a próxima!

Um abraço! Tchau!

Fonte: Aneurisma de Aorta por Vascular na Veia