Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre miomas uterinos: causas, sintomas e tratamentos

  • por
  • posts

MIOMAS UTERINOS

Esse é o assunto do nosso vídeo do canal Saúde da Mulher, conduzido por Lúcia.

O que são miomas uterinos?

O mioma é o nome que damos ao nódulo sólido do músculo do útero. Ele é benigno e não vira câncer. É formado por células organizadas e que são estimuladas a crescer pela presença do estrogênio, que é um hormônio feminino. Estima-se que 50% das mulheres tenham ou terão miomas em algum momento da vida. É algo muito comum e frequente nos consultórios médicos. A idade de maior incidência é por volta dos 40 anos, mas os miomas também podem aparecer em mulheres mais jovens. Além disso, é mais comum em mulheres negras do que em mulheres brancas. Existem três tipos de miomas, dependendo de sua localização. A gente classifica como:

  • Subseroso: localizado na parte externa do útero
  • Intramural: localizado na camada média do músculo do útero
  • Submucoso: localizado na camada mais interna do útero, muito próximo da camada que menstrua todos os meses

O mioma pode desencadear uma hemorragia, mesmo que seja pequeno, causando hemorragias. Se a mulher não resolve com tratamento clínico, precisará operar. Com relação aos sintomas, os miomas podem ser assintomáticos, ou seja, a mulher não tem absolutamente nada e acaba descobrindo em uma visita de rotina. Também pode ser responsável por provocar menstruações abundantes, no sentido de que no mês seguinte aumenta, e ela precisa comprar absorventes cada vez maiores. Além disso, podem causar cólicas intensas, dores nas relações sexuais e infertilidade.

Tratamentos e cuidados

Quanto aos tratamentos, existem algumas opções. Os miomas podem regredir sozinhos ou em alguns casos, podem ser responsáveis por remover as gestações. Em cada dez grávidas, duas terão miomas. Ele pode aumentar e agravar a gravidez, sendo necessário um cuidado maior, principalmente no início da gravidez com relação a abortamento e no final da gravidez com relação a trabalho de parto prematuro. Portanto, na gravidez, não são bem tranquilos.

Existem algumas mulheres que têm mais chance de fazer miomas, como as obesas, porque a gordura produz muito hormônio feminino. Também há a questão da história familiar, se a mãe, irmã ou avós tiveram muita miomatose, principalmente depois dos 35 anos.

Cada mulher pode ter um ou vários miomas. Se forem pequenos e de localização favorável, que não têm crescido ao longo dos controles nas consultas médicas, não há necessidade de fazer tratamento. Além disso, existem algumas opções de anticoncepcionais que bloqueiam a ação do estrogênio sobre o mioma, então a mulher pode tomar essas pílulas anticoncepcionais e ainda não pode engravidar, mas futuramente pode querer crianças.

Caso seja necessário fazer um tratamento, optamos por uma medicação, como um hormônio, ou em casos mais graves, pode ser necessário realizar cirurgias, como a miomectomia – retirada apenas dos miomas -, ou a histerectomia, em que o útero é retirado inteiro.

Existe também um outro tratamento chamado embolização. Enfim, a gente pode optar pelo tratamento mais adequado para cada caso.

Para finalizar, é importante deixar claro que quanto antes o mioma for descoberto, melhor para a paciente. Se ele está na menor fase, está fininho, então o resultado do tratamento será muito bom. Portanto, os tratamentos são individualizados. Cada caso é único e pode contar com medicamentos, como hormônios, ou intervenções cirúrgicas.

É importante também mencionar que a vida sexual da mulher não sofre alterações depois da retirada do mioma. Uma mulher que retirou o mioma tem uma vagina normal, sem problemas no seu funcionamento.

Agora, queria mostrar algumas imagens para exemplificar o que eu já comentei. Temos um mioma subseroso, que fica fora do músculo do útero. Temos o intramural, que fica no meio do fundo útil. E, por fim, temos os submucosos. São apenas módulos de músculo do útero. Espero que tenham gostado desse vídeo e obrigada por assistirem. Até nosso próximo encontro!

Fonte: Miomas Uterinos por Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia