Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre líquen escleroso – @draluisaguedes

  • por
  • posts

Principais dúvidas sobre o Lichen Curioso

Olá, meu nome é Luiz Guedes e hoje eu vou responder às principais dúvidas que tiveram no último vídeo sobre o Lichen Curioso.

Diagnóstico tardio do Lichen

Um dos comentários que foi bastante frequente e chamou bastante atenção, e que também é algo que vemos muito no consultório, são as pessoas que demoram muito tempo para ter o diagnóstico do Lichen. Muitas vezes, essas pessoas trataram os sintomas de coceira e dor na região genital como outras doenças, como a Candidíase, por exemplo, e só depois descobriram que era Lichen.

Infelizmente, isso é bastante comum. O diagnóstico pode demorar a ser feito porque os sintomas de coceira na região genital são os principais sintomas tanto do Lichen quanto da Candidíase. Como a Candidíase é mais frequente, é comum pensar primeiro nela e tratar com os cremes indicados para Candidíase. Muitas vezes, o tratamento para Candidíase pode até aliviar os sintomas de coceira, mas o Lichen continua presente. O Lichen é uma doença autoimune e não tem cura, então a pessoa pode ter episódios recorrentes de coceira na região genital mesmo após o tratamento para a Candidíase.

É importante ficar atento aos sinais que indicam que pode ser Lichen, como a mudança na aparência da pele e da mucosa da região genital, com aspecto mais fino, esbranquiçado, rachaduras ou alterações na forma dos lábios genitais. Se houver suspeita de Lichen, o diagnóstico definitivo pode ser feito através de biópsia.

Tratamento com corticoides

Outra dúvida frequente foi em relação ao tratamento com corticoides. Alguns comentários relataram que estavam tratando com corticoides e a doença estava piorando. O Lichen é uma doença autoimune, ou seja, ela vai e volta. O corticoide alivia os sintomas e pode parar a crise, mas a doença ainda pode voltar em outros momentos. Por isso, é importante não depender apenas do corticoide e cuidar do estilo de vida para evitar as crises recorrentes.

O estilo de vida saudável, com uma alimentação adequada, prática de exercícios físicos e controle do estresse, faz parte do tratamento do Lichen. É necessário cuidar não apenas dos sintomas, mas também da saúde geral para evitar a recorrência da doença.

Tratamento a laser

Uma pergunta frequente foi se o tratamento a laser para o Lichen tem riscos. Todo tratamento tem seus riscos e o laser, que funciona à base de energia, não é exceção. É importante procurar um médico com experiência e treinamento adequado para realizar o tratamento a laser, pois a energia precisa ser bem controlada para evitar complicações. Não é recomendado fazer o tratamento com qualquer pessoa que diga saber mexer na máquina, é necessário buscar um profissional qualificado para garantir a segurança do procedimento.

Lichen Curioso em homens

Também surgiram perguntas de homens preocupados com os sintomas do Lichen. É importante que os homens procurem tratamento com um bom urologista para controlar a doença. Mesmo que seja mais comum em mulheres, o Lichen Curioso também pode afetar homens.

Essas foram as principais dúvidas respondidas neste vídeo. Se vocês tiverem mais alguma pergunta, deixem nos comentários que faremos um novo vídeo respondendo

Fonte: Respondendo as principais dúvidas sobre LÍQUEN ESCLEROSO | @draluisaguedes por Dra. Luísa Guedes