Pular para o conteúdo

Treino de pernas seguro e eficiente para problemas nos joelhos – Carol Borba

  • por
  • posts

Dores nos joelhos: problema comum para muitas pessoas, inclusive para mim. Eu tenho um grave desgaste de cartilagem no joelho, então muitas pessoas me pedem treinos eficientes para fortalecer as coxas e pernas.

O mais importante é procurar um médico para o tratamento adequado, caso tenha dores nos joelhos ou algum problema. Depois de tratar com cuidado, você pode vir treinar comigo. O fortalecimento da musculatura das coxas é fundamental, pois funciona como um amortecedor para as articulações. Se exercitar regularmente é muito importante para prevenir lesões e também para ajudar na recuperação de quem já possui lesões.

Para começar, vou ensinar um exercício de isometria, que consiste em ficar parado em uma posição de agachamento. Você pode fazer isso apoiado em uma cadeira, mantendo os joelhos alinhados e não deixando que eles ultrapassem a linha dos pés. Se tiver um aparelho específico para isso na academia, melhor ainda. Basta encostar as costas na parede e manter a posição por alguns minutos. Esse exercício fortalece as coxas e ajuda a proteger os joelhos.

É importante conhecer os limites do seu corpo. Se sentir muita dor ou desconforto, diminua a intensidade ou procure um profissional para orientar você. No meu caso, por exemplo, tenho um desgaste grave de cartilagem, mas como treino há muito tempo e cuido disso, não sinto mais dores.

Outro exercício é o agachamento. Você pode fazer isso com um colchão ou tapete para maior conforto. Tente colocar os cotovelos no chão e esticar as pernas, se conseguir. Você pode usar caneleiras para aumentar o desafio. Faça de 10 a 12 repetições, fazendo uma pausa no ponto mais alto do movimento. Esse exercício fortalece as coxas.

A seguir, vou te mostrar outros exercícios para fortalecer a parte interna, externa e posterior das coxas. Lembre-se de descansar e fazer cada exercício com consciência e controle. É importante conversar com um profissional da área, como um médico ou fisioterapeuta, para adaptar o treino às suas necessidades e limitações.

Se você estiver voltando de uma lesão no joelho, faça cada exercício com uma pausa maior entre as repetições. Se já estiver recuperado, pode fazer os exercícios sem intervalo. Lembre-se sempre de ouvir seu corpo e respeitar seus limites.

Além dos exercícios para as coxas e pernas, não se esqueça de treinar os braços e o tórax. Vou deixar algumas dicas de exercícios para isso no canal. Se você gostou do vídeo, compartilhe e ajude nosso canal a crescer. Até a próxima!

Fonte: Treino de pernas para quem tem problemas nos joelhos – seguro e eficiente – Carol Borba por Carol Borba