Pular para o conteúdo

Tratamentos e dicas para evitar a queda de cabelo causada pela diabetes

  • por
  • posts

Você tem diabetes e está notando uma queda de cabelo significativa. Agora você está em dúvida se essa queda de cabelo pode estar relacionada com o diabetes. Se sim, este vídeo é para você. Eu sou Christine do Instagram e do Pâncrease, e estou sempre trazendo informações sobre diabetes tipo 1. Se você quer saber mais sobre este assunto, peço que se inscreva no meu canal e ative o sininho para receber notificações sobre conteúdos novos.

Para entender o que provoca a queda ou retarda o crescimento do cabelo, é importante entender as fases de crescimento do cabelo. O cabelo passa por três fases:

1. Fase de crescimento: Nesta fase, o cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e dura de 2 a 5 anos;

2. Fase de repouso: Nesta fase, o cabelo para de crescer por cerca de 100 dias antes de entrar na próxima fase;

3. Fase de queda: Após os 100 dias de repouso, o cabelo entra na fase de queda e começa a cair.

Existem situações que podem fazer com que o cabelo saia prematuramente da fase de crescimento e entre na fase de repouso antes do tempo. Algumas dessas situações são:

1. Situações estressantes;

2. Alterações glicêmicas extremas;

3. Desequilíbrios hormonais;

4. Questões nutricionais.

Um exemplo de desequilíbrio hormonal é o que ocorre após o parto. Após o parto, há uma queda significativa de cabelo, que muitas pessoas acreditam ser causada pelo reconhecimento do bebê pelos pais. Na verdade, o que acontece é um desequilíbrio hormonal que faz com que o cabelo entre na fase de repouso e, após três meses, comece a cair.

Agora vamos entender como essas situações estão relacionadas com o diabetes:

1. Estresse: Pessoas com diabetes geralmente enfrentam estresse emocional relacionado ao autocuidado constante necessário para o controle da doença;

2. Variação glicêmica: A variação extrema da glicemia pode afetar os folículos pilosos, impedindo o seu crescimento adequado;

3. Desequilíbrio hormonal: As alterações na função hormonal podem influenciar negativamente o crescimento do cabelo;

4. Questões nutricionais: Uma alimentação deficiente em vitaminas e minerais, como o ferro, pode levar à queda de cabelo.

Além disso, pessoas com diabetes tipo 1 têm maior probabilidade de desenvolver outras doenças autoimunes, como a alopecia areata, que causa queda de cabelo em áreas específicas do couro cabeludo.

As situações mencionadas podem ser tratadas com medicação tópica ou oral, mas é importante consultar um médico dermatologista para um diagnóstico correto e orientações de tratamento adequadas.

Além das opções de tratamento médico, algumas medidas que você pode tomar para ajudar a controlar a queda de cabelo incluem:

1. Controlar a glicemia;

2. Buscar maneiras de diminuir o estresse, como praticar exercícios físicos e meditação;

3. Conhecer bem a sua doença e os fatores que podem afetar a glicemia;

4. Adotar uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

Se mesmo após seguir essas medidas a queda de cabelo persistir, é importante procurar seu médico para uma avaliação mais aprofundada.

Espero que essas informações tenham sido úteis para você! Se tiver mais dúvidas, não hesite em entrar em contato.

Grande abraço e até mais!

Fonte: DIABETES e QUEDA de cabelo, o que FAZER? por Mãe Pâncreas Diabetes tipo 1