Pular para o conteúdo

Tratamento para Síndrome Urogenital da Menopausa: Dor, Secura Vaginal e Flacidez Íntima

  • por
  • posts

A Síndrome Urogenital na Menopausa

Olá, meu nome é Fernando Torras e sou médico ginecologista. Hoje vou falar sobre a síndrome urogenital, que afeta o trato genital e urinário das mulheres devido à carência hormonal de estrogênio.

A síndrome urogenital ocorre geralmente durante a menopausa, momento em que ocorre a queda máxima do estrogênio. No trato geniturinário, o estrogênio é responsável por manter a lubrificação, espessura e elasticidade dos tecidos, assim como o distanciamento do canal anal em relação à uretra. Com a perda desse hormônio, surgem os sintomas da síndrome urogenital.

Além da menopausa, essa síndrome também pode ocorrer em outras situações, como no pós-parto, quando há queda de estrogênio atuando no canal vaginal, em mulheres que fazem terapia para câncer de mama ou miomatose, onde a inibição do estrogênio pode levar à síndrome. Também pode ser observada na menopausa precoce, quando os sintomas surgem antes dos 40 anos, ou na transição menopausal, quando a mulher ainda menstrua, mas já apresenta uma queda significativa de progesterona no trato genital.

Sintomas da Síndrome Urogenital

Os principais sintomas relacionados a essa síndrome são o ressecamento vaginal, dificultando a relação sexual, sensação de vagina inelástica, flatulência vaginal durante a penetração, ressecamento extremo e doloroso, fissuras e sangramentos pós-relação. Esses sintomas podem levar a disfunções sexuais e infecções urinárias de repetição. A perda de espessura do canal vaginal facilita a entrada de bactérias no trato urinário, aumentando o risco de infecções urinárias recorrentes.

Tratamento da Síndrome Urogenital

É importante tratar a síndrome urogenital para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida das mulheres. Atualmente, existem terapias disponíveis, mesmo para aquelas mulheres que não podem fazer reposição hormonal. Uma opção são os estrogênios locais, que não são absorvidos pelo corpo, e as terapias a laser e radiofrequência, que ajudam a recuperar o colágeno e o ácido hialurônico perdidos.

É fundamental procurar um profissional atualizado e especializado para avaliar e tratar adequadamente os sintomas da síndrome urogenital. Não deixe de conversar com o seu ginecologista e buscar orientações para melhorar sua qualidade de vida.

Obrigado e até a próxima!

Fonte: SÍNDROME UROGENITAL da Menopausa, Dor, Secura Vaginal e Flacidez íntima tem Tratamento! por Dra. Fernanda Torras