Pular para o conteúdo

Tratamento para Hemorroidas – Dr. Marcelo Lima: Conheça todas as informações necessárias

  • por
  • posts

Hemorroidas: causas, mitos e tratamentos

Olá, meus amigos e minhas amigas do canal Vivendo com Saúde! Hoje vamos falar sobre varizes hemorroidárias. Esse tema tem sido muito frequente nos nossos grupos de saúde em que eu coordeno. Mas se abordarmos este assunto, não esqueça de se inscrever no nosso canal, curtir esse vídeo e fazer os seus comentários.

A doença hemorroidária, mais conhecida como hemorroida, é a dilatação de vasos sanguíneos existentes no ânus. Quando isso ocorre, a pessoa pode apresentar desconforto pelo aumento do volume na região, coceira, dor e até mesmo sangramentos.

As hemorroidas são classificadas como internas quando ocorre apenas no interior do ânus ou na parte inicial do reto, e externas quando são percebidas na abertura do ânus ou mesmo quando já se projetam para fora, o que nós médicos chamamos de prolapso hemorroidário. Em alguns casos, quando não tratadas, as hemorroidas podem formar coágulos, ocorrendo então a trombose hemorroidária. Essa situação médica provoca dor intensa, exigindo atendimento médico urgente, apesar de não representar um risco de vida para o paciente.

Apesar de não existir uma estatística precisa sobre essa doença, especialistas acreditam que uma em cada duas pessoas irá apresentar algum sintoma relacionado às hemorroidas em algum momento de sua vida. O fato é que as hemorroidas podem afetar tanto homens como mulheres, principalmente entre os 45 e 65 anos de idade. A herança genética é um fator importante para o surgimento da doença, ou seja, filhos de pais com a doença hemorroidária têm uma chance bem maior de desenvolverem esse problema.

Mitos e verdades sobre as hemorroidas

Mito: Comer muita pimenta pode causar hemorroidas?

Verdade: Isso é mito! A pimenta pode trazer algum desconforto se a pessoa está com algum ferimento anal, mas não existe comprovação médica de que qualquer alimento possa causar o desenvolvimento de hemorroidas.

Mito: Ficar longos períodos no vaso sanitário aumenta o risco de hemorroidas?

Verdade: Isso é verdade, pois aumenta a pressão no abdômen e, consequentemente, no ânus, elevando assim o risco de dilatar as veias dessa região causando as hemorroidas. Isso é mais comum de ocorrer em pessoas com prisão de ventre, que forçam para defecar, ou também nas gestantes.

Verdade: Verduras e legumes ajudam a evitar hemorroidas?

Mito: Isso é verdade! Ter uma dieta rica em líquidos e fibras, como verduras, legumes e alimentos integrais, ajuda sim a regular o funcionamento do intestino, reduzindo assim a pressão sobre a região anal durante as defecações. Geralmente, o mínimo é de uma ida ao banheiro num período de até três dias e o máximo de três idas ao banheiro no mesmo dia, sendo o ideal evacuar uma vez por dia.

Mito: Hemorroidas podem causar câncer?

Verdade: Isso é mito! Não existe nenhuma correlação entre hemorroida e câncer, mas veja bem, a presença de sangue no ânus ou nas fezes nem sempre é sinal de hemorroida. Pode ser um sintoma de câncer anal ou de câncer colo retal. Então, sempre que tivermos sangramento anal, devemos buscar um médico.

Verdade: Limpar-se com o papel higiênico é contra indicado para quem tem hemorroidas?

Mito: Isso é verdade! O papel higiênico pode esfolar e traumatizar a região. Nesses casos, o melhor a fazer é a higienização com água e sabão.

Em relação ao diagnóstico, como já dito aqui, na presença de sangue nas fezes devemos sempre buscar um médico para o estabelecimento do diagnóstico, pois pode ser algo mais simples como hemorroidas ou mesmo algo mais sério como um câncer. Além da avaliação médica, o diagnóstico da hemorroida pode ser feito com a visualização da região do ânus através da sigmoidoscopia, anuscopia e proctoscopia.

O tratamento da doença hemorroidária pode ser feito através da mudança nos hábitos alimentares, aumentando a ingestão de fibras e líquidos, melhorando assim o fluxo intestinal. Pomadas lubrificantes e anestésicas podem ser usadas, além de alguns outros medicamentos. E, finalmente, nos casos mais complexos, mais sérios, podemos realizar a cirurgia para retirada das hemorroidas. Importante salientar que o tempo de tratamento varia de uma pessoa para outra, conforme a reação do organismo e a gravidade da hemorroida.

Nos últimos anos, um procedimento ambulatorial vem ganhando bastante destaque no tratamento das hemorroidas internas. Chama-se ligadura elástica endoscópica. Essa técnica consiste na aplicação, por via endoscópica, de um elástico na região acima dos mamilos hemorroidários, interrompendo assim o fluxo sanguíneo e causando necrose local. Isso então vai provocar a queda da hemorroida e a recuperação dos tecidos do ânus, sem a necessidade de cirurgia e internação. Porém, essa estratégia deve ser definida pelo proctologista após a avaliação cuidadosa do caso.

Fonte: HEMORROIDA – CONHEÇA O TRATAMENTO- Dr. Marcelo Lima por Dr. Marcelo Lima