Pular para o conteúdo

Tratamento para água no joelho: dicas para aliviar a dor | Vida & Saúde

  • por
  • posts


A edição já está de volta, muito bem! Você está aqui com a gente acompanhando todo o programa. Agora é hora de papo sério, papo do corpo. Como é que anda o seu corpo? A fisioterapeuta, doutora Mariana, vai botar pra quebrar com a gente. Obrigada pela participação, doutora Mariana. Convide e vai falar pra gente sobre o assunto que nunca foi falado aqui: o derrame articular.
O derrame articular, também conhecido como água no joelho, é um líquido que se acumula nas articulações do corpo. Pode ser no joelho, cotovelo, ombro, quadril, tornozelo, ou em qualquer articulação. Geralmente, o paciente procura um especialista para receber o diagnóstico, que pode ser causado por uma pancada, uma queda ou alguma doença articular crônica como artrite ou a gota. É importante buscar a causa desse acúmulo de líquido.
Pode-se chamar o acúmulo de líquido no joelho de doença? Na verdade, não é uma doença, é um sintoma. Quando você tem esse sintoma de acumular e ter um edema no joelho, que é um inchaço, isso é um sintoma para você se preocupar. É preciso procurar a causa desse sintoma, de alguma patologia que está acontecendo ali. O especialista que deve nos ajudar pode ser o ortopedista, o reumatologista ou o fisiatra.
Para fazer o diagnóstico, geralmente o especialista faz observações e questionamentos para entender o quadro do paciente. Se necessário, são solicitados exames como raio-x ou ressonância magnética, mas muitas vezes o diagnóstico já pode ser dado pelo médico apenas através da observação.
Quais são os possíveis tratamentos? Primeiro, o médico costuma passar medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos. Em casos mais graves, pode ser feita uma punção para retirar o líquido da articulação. O médico também encaminha o paciente para o fisioterapeuta, que irá trabalhar para absorver esse líquido e melhorar a amplitude de movimento da articulação.
Além do tratamento medicamentoso e da fisioterapia, existem alguns tratamentos naturais que podem ser utilizados. Um deles é a compressa de gelo, que ajuda a diminuir o edema. O gelo causa vasoconstrição e diminui a inflamação no local. Outra opção é a compressa aquecedora, que envolve a área afetada e também ajuda a diminuir o edema.
É importante ressaltar que esses tratamentos naturais devem ser feitos com orientação médica ou do fisioterapeuta. Além disso, é fundamental seguir as recomendações de repouso e evitar atividades que possam piorar o quadro. Exercícios específicos também podem ser realizados para acelerar a absorção do líquido, mas é necessário que sejam orientados por um profissional.
Um exemplo de exercício que pode ser feito em casa é o da toalha. Basta dobrar uma toalha, apoiar o joelho nela e fazer uma compressão para baixo. Esse exercício ajuda a melhorar o problema ao redor do joelho e também funciona como um bombeamento para ajudar na absorção do líquido.
Além disso, a aplicação de gelo no fim da tarde, com a perna estendida, e a utilização da compressa aquecedora são outras opções de tratamento. Auto massagem de baixo para cima na região afetada também pode auxiliar na absorção do líquido.
É importante lembrar que essas são apenas sugestões e que cada caso é único. Sempre consulte um profissional da área da saúde para ter um diagnóstico adequado e um tratamento adequado.
Após essas informações sobre o derrame articular, espero que você tenha esclarecido suas dúvidas. Lembre-se sempre de procurar orientação médica caso esteja com algum problema de saúde. Sua saúde é muito importante!
Fonte: Água no joelho: como tratar| Vida & Saúde por Vida e Saúde NT