Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz para Pedras nos Rins com Laser e Alívio da Cólica Renal

  • por
  • posts

Tratamento de Cálculos Renais

Olá, sejam todos muito bem-vindos! Seguimos ainda comentando sobre os cálculos renais e nesse vídeo nós vamos detalhar um pouco mais as opções de tratamento para os pacientes que têm esse problema de saúde. Quando falamos de tratamento dos cálculos renais, não quer dizer que esse paciente vai ser sempre operado, pois ele pode ser submetido a outros procedimentos antes de definir qual a melhor opção.

Antes de definir qual o tratamento adequado, é necessário entender as características do paciente, avaliar se há outros problemas de saúde e compreender as causas da formação dessas pedras nos rins. É importante verificar se o paciente tem problemas de formação nos rins, se sua alimentação é descontrolada ou se ele faz uso de alguma medicação que pode influenciar na formação dos cálculos. Lembrando do que foi dito no vídeo anterior, para o paciente que descobriu um cálculo por um exame de rotina e nunca teve sintomas de dor ou complicações, qual é o tratamento indicado? O tratamento inicial para todo paciente com diagnóstico de cálculo renal é a mudança de hábitos e vícios. É necessário analisar a rotina alimentar do paciente para verificar quais mudanças podem ser feitas e orientá-lo sobre possíveis alterações na alimentação. Também é importante considerar a história familiar, pois pode ser um ponto relevante que não pode ser mudado dentro do paciente. Todo paciente que possui histórias prévias de formação de cálculos merece um estudo metabólico, ou seja, uma série de exames de sangue e urina para verificar se há alguma alteração que necessite de tratamento ou alguma alteração na alimentação que possa prevenir a formação de novos cálculos.

Você pode orientar o paciente a beber bastante água ou líquidos, preferencialmente sucos naturais e água de coco. É necessário evitar excessos na ingestão de carnes, principalmente carne vermelha, e diminuir o consumo de refrigerantes, além de reduzir a quantidade de sódio na alimentação.

Uma situação diferente é aquela em que o paciente vai ao pronto-socorro com uma dor muito forte na região lombar, faz uma tomografia ou ultrassom e descobre que tem um cálculo obstruindo o canal da urina. Como conduzir essa situação? Nesse caso, o paciente que está com uma dor intensa no pronto-socorro não vai receber apenas orientações sobre alimentação e hidratação, mas será submetido a um procedimento cirúrgico para a extração desse cálculo. Porém, o tipo de tratamento vai depender do tamanho, localização, presença de infecção e se o cálculo é único ou múltiplo.

O tratamento para cálculos menores que 5 milímetros tem uma alta taxa de sucesso na eliminação, mas para cálculos maiores, a chance vai diminuindo, principalmente se estiverem próximos do rim. Pacientes nessas situações de obstrução da via urinária com dor, infecção ou alteração do funcionamento do rim geralmente precisam passar por um procedimento cirúrgico para a extração ou fragmentação do cálculo. Em algumas situações, é possível optar por um tratamento com medicações antes da cirurgia, dependendo da localização e tamanho do cálculo. O procedimento cirúrgico pode variar entre cirurgia a laser, cirurgia robótica ou cirurgia aberta, dependendo do caso.

É importante explicar para o paciente como será o procedimento, já que ele não terá nenhum corte ou incisão. O médico irá entrar com uma câmera dentro do canal urinário para fragmentar o cálculo com laser e, ao final, colocar um cateter duplo J para proteger a via urinária durante o período pós-operatório.

O paciente pode sentir desconforto durante o período em que estiver com o cateter duplo J, como dor na região lombar ou vontade frequente de ir ao banheiro, mas é importante ressaltar que esses sintomas irão melhorar assim que o cateter for removido. É fundamental acompanhar o paciente no processo de cicatrização e melhora da inflamação pós-operatória.

Continue acompanhando os próximos vídeos, onde abordaremos com detalhes as opções de tratamento para os pacientes com cálculos renais.

Fonte: Tratamento de Pedras nos Rins (Cálculo Renal) com Laser e Cólica Renal por iURO – Instituto de Urologia Robótica e Oncologia