Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz para endometriose profunda – Saiba mais

  • por
  • posts

O tratamento da endometriose profunda é escolhido de acordo com os efeitos da doença no organismo da mulher. Existem diferentes situações em relação aos sintomas e ao desejo de engravidar.

Algumas mulheres com endometriose profunda são completamente assintomáticas e não apresentam dor, cólicas, dor na relação sexual ou problemas de fertilidade. Nesses casos, não há necessidade de tratamento específico.

Porém, existem mulheres com endometriose profunda que apresentam quadro de infertilidade, ou seja, têm dificuldade para engravidar. E também há mulheres com endometriose profunda que buscam tratamento para aliviar o desconforto e a dor causados pela cólica menstrual ou pela relação sexual.

O tratamento para esses diferentes efeitos da doença é bastante variado. Quando o problema é a infertilidade, a escolha entre a fertilização in vitro e o tratamento cirúrgico é um dilema comum. Em alguns casos, a opção inicial é fazer a cirurgia para remoção da endometriose profunda e tentar engravidar naturalmente durante seis meses. Se a gravidez não ocorrer nesse período, é recomendado iniciar o processo de fertilização in vitro.

Para as mulheres com mais de 35 anos ou com problemas graves nas trompas ou no esperma do parceiro, a fertilização in vitro é geralmente a opção inicial. Estudos mostraram que existem protocolos específicos para a fertilização in vitro em mulheres com endometriose, os quais têm maiores taxas de sucesso em comparação com o tratamento convencional.

Quando o objetivo do tratamento é aliviar o desconforto e melhorar a qualidade de vida prejudicada pela endometriose, a opção inicial é o uso de medicamentos contraceptivos hormonais. Existem várias opções contraceptivas hormonais, como pílulas orais, adesivos, injeções, anel vaginal e DIU liberador de hormônios. Todos esses métodos têm eficácia semelhante no tratamento da endometriose.

Uma forma eficaz de usar contraceptivos hormonais para tratar a endometriose é fazer uso contínuo, sem pausas, o que bloqueia a menstruação a longo prazo. É comum ocorrer pequenos sangramentos de escape durante esse período, mas eles não aumentam o risco de desenvolver a doença.

A cirurgia é indicada para tratar a endometriose profunda em algumas situações específicas. Uma delas é quando os sintomas não melhoram após alguns meses de uso de contraceptivos hormonais. A segunda é quando a endometriose afeta um dos ureteres, os tubos finos que conectam os rins à bexiga. A terceira é quando a endometriose causa obstrução intestinal, o que é extremamente raro. E a quarta situação é quando a endometriose profunda está crescendo silenciosamente, mesmo com o uso de medicamentos.

No próximo vídeo, abordarei com mais detalhes a técnica cirúrgica, especialmente no caso da endometriose profunda no intestino.

Fonte: ENDOMETRIOSE PROFUNDA – TRATAMENTO por Dr. Alexander Kopelman