Pular para o conteúdo

Tratamento do ronco e apneia com fonoaudiologia | Fono em Foco

  • por
  • posts


Você ronca? Tem sintomas durante o dia como sonolência, cansaço, irritabilidade, desatenção e problemas de memória? Assista a esse vídeo para entender o que não é normal e o que pode estar acontecendo.
O ronco é quando o ar encontra um estreitamento na região da garganta, produzindo um som. Porém, é importante ressaltar que o ronco intenso e frequente pode ser um sinal de que algo mais sério está acontecendo, como a apneia do sono.
A apneia é a parada respiratória durante o sono, é uma pausa não intencional de no mínimo 10 segundos. Isso pode acontecer várias vezes durante a noite, e o paciente acaba acordando, mesmo que micro-despertares. Esses despertares são quando o ronco se torna mais abrupto, indicando uma parada respiratória. O organismo precisa se reativar e a musculatura contrair novamente para que o ar volte a passar por essa região da garganta.
Se a apneia do sono acontece mais de cinco vezes por hora, é considerado um problema e precisa de atenção. A apneia do sono também pode afetar crianças. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos a crianças que roncam frequentemente, ficam irritadas durante o dia e têm dificuldades de aprendizagem. Essas crianças provavelmente estão tendo apneia durante o sono.
A apneia do sono está relacionada a um aumento de tecido na região da garganta, o que causa o estreitamento e a obstrução da passagem de ar. Esse aumento de tecido pode estar relacionado à obesidade, acúmulo de gordura na região ou até mesmo ao uso de medicamentos que relaxam a musculatura.
O primeiro passo para quem apresenta ronco e apneia do sono é procurar um médico especializado em medicina do sono. Esse médico irá solicitar exames para avaliar o caso e então indicar o melhor tratamento. Dentre as opções de tratamento estão o uso de aparelhos, como o CPAP, que insufla ar para dentro da garganta, abrindo espaço e evitando a obstrução; o uso de aparelhos intraorais, que avançam a mandíbula e abrem espaço na garganta; e o tratamento fonoaudiológico.
A fonoaudiologia atua melhorando o tônus e a força da musculatura da região da garganta, língua, palato, céu da boca, bochechas e lábios. Além disso, também trabalha na reeducação dos movimentos de mastigação, deglutição e fala, que todos estão ligados à mesma região onde ocorre a obstrução. A atuação do fonoaudiólogo é interdisciplinar, em conjunto com a equipe médica, para alcançar resultados satisfatórios no tratamento da apneia do sono.
Em casos mais severos, existem também opções de tratamento cirúrgico realizadas por otorrinolaringologistas ou cirurgiões buco-maxilo-faciais. Essas cirurgias podem envolver o avanço da mandíbula e maxila, conhecida como cirurgia ortognática.
A apneia do sono é um problema sério que afeta a qualidade de vida das pessoas. Por isso, é importante buscar ajuda médica e seguir o tratamento adequado para evitar complicações. Se você se identifica com os sintomas de ronco e apneia do sono, não deixe de procurar um especialista.
Fonte: Ronco e apneia | Fono em Foco por crefono6