Pular para o conteúdo

Tratamento de Tontura Perceptual: Episódio 3 da Webserie Dr. Tontura

  • por
  • posts


E eu pergunto para vocês: Será que a Vertigem Fóbica tem tratamento? Vamos descobrir isso no vídeo de hoje, terceiro episódio da nossa série sobre tontura perceptual.
Pessoal, tudo bem? Eu sou o Dr. Saulo, médico neurologista especialista em tontura e vertigem. Neste vídeo, quero conversar com vocês a fundo sobre o tratamento da Vertigem Fóbica. Será que ela tem tratamento?
E eu já começo respondendo para vocês com embasamento científico. Um estudo observou pessoas com Vertigem Fóbica (tontura perceptual) por oito anos e meio e descobriu que a esmagadora maioria delas não vai melhorar sem tratamento medicamentoso. Ou seja, o tratamento medicamentoso é necessário e os remédios são indispensáveis.
Muita gente me pergunta se é possível tratar a Vertigem Fóbica sem usar remédios, e a resposta é não. Os remédios são necessários e não podem ser substituídos. No entanto, é importante ressaltar que o tratamento medicamentoso pode ser associado a outras estratégias não medicamentosas para aumentar as chances de sucesso.
Antes de falar sobre os remédios, é importante lembrar que a Vertigem Fóbica é uma doença neurológica e não psiquiátrica. O cérebro de pessoas com Vertigem Fóbica apresenta áreas que funcionam menos do que deveriam e outras áreas que funcionam mais do que deveriam, o que causa o desequilíbrio químico que resulta na tontura perceptual.
Para corrigir esses desequilíbrios químicos, é necessário o uso de medicação. Os remédios têm o papel de trazer de volta o equilíbrio químico no cérebro. É importante ressaltar que os remédios antidepressivos são uma opção de tratamento para a Vertigem Fóbica, independente do estado emocional da pessoa. Além disso, eles não criam dependência ou vício.
Existem diversas classes de antidepressivos que podem ser utilizados, e a escolha do medicamento ideal para cada pessoa pode variar muito. Alguns antidepressivos funcionam melhor para algumas pessoas, enquanto outros funcionam melhor para outras. É importante ressaltar que o tratamento com remédios pode levar cerca de 3 a 4 semanas para começar a fazer efeito.
A boa notícia é que aproximadamente 85% das pessoas em tratamento vão apresentar melhoras na Vertigem Fóbica. Algumas pessoas podem melhorar completamente, enquanto outras melhoram significativamente, o suficiente para recuperar sua qualidade de vida.
Além dos remédios, existem outras estratégias que podem ser utilizadas no tratamento da Vertigem Fóbica, como a terapia cognitivo-comportamental e a reabilitação vestibular. A terapia cognitivo-comportamental ajuda no enfrentamento das tonturas e pode aumentar os resultados terapêuticos quando usada em conjunto com os remédios. Já a reabilitação vestibular pode ser indicada em determinado momento do tratamento, quando o remédio já estiver atuando e os químicos cerebrais estiverem sendo recalibrados.
É importante ressaltar que cada caso é único e o tratamento pode variar de pessoa para pessoa. A dose dos remédios pode variar, sendo comum o uso de doses mais altas no início do tratamento, e doses menores podem ser utilizadas posteriormente. O tempo de duração do tratamento também pode variar.
No próximo e último episódio da nossa série, vamos falar sobre a recuperação da Vertigem Fóbica e responder mais perguntas, como quanto tempo leva para o tratamento fazer efeito, como é o processo de recuperação e quem são as pessoas que mais se beneficiam. Não perca!
Fonte: Tratamento Tontura Perceptual ou Vertigem Fóbica – TPPP Webserie | Ep. 3 | Dr. Tontura por Neurologia e Psiquiatria