Pular para o conteúdo

Tratamento de gordura localizada e celulite com enzimas: benefícios e eficácia

  • por
  • posts

Olá pessoal, eu sou o Daniel Morais, médico dermatologista, e hoje vamos conversar sobre o tratamento com enzimas para gordura localizada e celulite. É um tratamento novo na dermatologia estética que tem despertado muita curiosidade e interesse.

Então, o que são essas enzimas? Elas agem na gordura localizada e na celulite. O termo “enzimas” é um termo genérico que usamos para nos referir a uma mistura de medicamentos cosméticos e estéreis que são aplicados dentro da pele. Quando falamos em enzimas, na verdade, estamos utilizando uma combinação de várias medicações para obter um resultado melhor para o paciente.

Existem diversos medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da gordura localizada e da celulite. Na escolha desses medicamentos, buscamos aqueles que possuem propriedades emolientes, ou seja, que auxiliam na quebra da gordura, facilitando sua eliminação. Também utilizamos medicamentos que possuem propriedades drenantes, já que a gordura localizada e a celulite estão diretamente relacionadas com a retenção de líquidos. Além disso, utilizamos medicamentos que estimulam a queima de gordura e a produção de colágeno, já que a flacidez da pele está associada à gordura localizada e à celulite. É importante trabalhar também a qualidade da pele para que o paciente emagreça e mantenha sua firmeza.

Entre os medicamentos utilizados, podemos citar a cafeína, a L-carnitina, o extrato de girassol, o colato de zinco, entre outros. Essas medicações são utilizadas para auxiliar o paciente no processo de emagrecimento e obter melhores resultados no controle da celulite e da gordura localizada.

A grande vantagem do tratamento com a aplicação de enzimas é que a medicação é colocada diretamente no alvo onde deve agir. Ou seja, se queremos estimular a produção de colágeno, aplicamos a medicação nas células da derme responsáveis por essa produção. Se queremos queimar gordura, aplicamos diretamente na gordura. Isso é diferente quando utilizamos cremes, por exemplo, que precisam passar por diversas camadas de pele até atingir o alvo. A aplicação direta da medicação no alvo permite um efeito mais potente e seguro, diminuindo os possíveis efeitos colaterais.

A quantidade de sessões necessárias vai variar de paciente para paciente. Em geral, recomendamos inicialmente 12 sessões, com uma aplicação semanal. O tratamento completo seria finalizado em três meses. No entanto, é importante ressaltar que os resultados não dependem apenas das enzimas. É necessário também adotar uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente. Além disso, é possível associar as enzimas a outros tratamentos estéticos, como ultrassom, radiofrequência e terapia por ondas de choque, que podem potencializar os resultados.

Não existem milagres. O tratamento para gordura localizada e celulite é multifatorial. A dermatologia está aqui para ajudar, mas é fundamental aliar o tratamento a mudanças no estilo de vida, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Como é feita a aplicação de enzimas? O procedimento é rápido e realizado no consultório do médico dermatologista. A aplicação dura em média dez minutos. A região a ser tratada é marcada e a medicação é misturada a um anestésico para maior conforto do paciente. Utilizamos agulhas finas para aplicar a substância na pele ou na gordura, visando o máximo de conforto.

Então, pessoal, esse foi o tema de hoje. Espero que tenham gostado e entendido que, no tratamento para gordura localizada e celulite, não existem milagres. A dermatologia tem evoluído muito para tornar esse caminho mais fácil, mas é necessário fazer a nossa parte, adotando uma boa dieta, praticando atividades físicas e utilizando as técnicas e tecnologias disponíveis.

Procure sempre um médico dermatologista para saber mais e encontrar o melhor tratamento para o seu caso. Um grande beijo e até o próximo quadro em dia com a pele.

Fonte: Aplicação de enzimas para tratar a gordura localizada e a celulite por Dra Daniela Gorgulho – Dermatologista em Lisboa