Pular para o conteúdo

Tratamento de condromalácia patelar com pilates: técnicas e benefícios

  • por
  • posts

Denuncie

Olá, eu sou Sérgio Batista, fisioterapeuta do filho de classe A tornando-se no futebol. Hoje, vou mostrar para você uma aula de Pilates que é indicado para fortalecimento dos membros inferiores.

O Pilates é uma técnica de exercícios que pode ser utilizado tanto em casa quanto no ambiente clínico. Ele ajuda a fortalecer, alongar e tonificar os músculos, melhorar a postura e a flexibilidade.

Um dos problemas mais comuns nos membros inferiores é a condromalácia patelar, que é uma degeneração da cartilagem que reveste a parte de trás da rótula. Apesar de ser a maior articulação do corpo humano, com cerca de 5 milímetros de espessura, ela pode sofrer lesões e até mesmo desgaste.

A principal causa da condromalácia é o desequilíbrio muscular, principalmente entre os músculos da região anterior e posterior da coxa. Isso ocorre devido à fraqueza dos músculos das pernas e do desalinhamento do joelho, o que aumenta o ângulo de tração na patela.

No público feminino, há uma maior incidência desse problema devido à maior mobilidade pélvica e ao quadril mais largo. Além disso, a prática esportiva e o sedentarismo também são fatores de risco para o desenvolvimento da condromalácia.

Agora, vou mostrar alguns exercícios indicados para fortalecer os membros inferiores e ajudar no tratamento da condromalácia. Você pode utilizar qualquer material que tenha em casa para auxiliar nos exercícios.

Exercício 1: Agachamento

Para a execução desse exercício, comece em pé com os pés alinhados com os ombros. Agache-se, mantendo os calcanhares no chão e as costas retas. Inspire ao descer e expire ao subir. Faça 3 séries de 10 repetições.

Exercício 2: Prancha de Pilates

Deite-se de barriga para cima e coloque as mãos por trás da cabeça. Levante a cabeça e os ombros do chão, contraindo o abdômen. Mantenha a cervical neutra e os pés apoiados no chão. Inspire ao subir e expire ao descer. Faça 3 séries de 10 repetições.

Exercício 3: Abdução de Quadril

Deite-se de lado, com as pernas flexionadas em um ângulo de 90 graus. Mantenha a coluna reta e olhe para a frente. Inspire ao elevar a perna e expire ao abaixá-la. Faça 3 séries de 10 repetições para cada perna.

Exercício 4: Agachamento com salto

Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Agache-se e salte, estendendo os braços para cima. Ao aterrissar, flexione os joelhos e repita o movimento. Faça 3 séries de 10 repetições.

Esses são apenas alguns exemplos de exercícios que podem ser feitos para fortalecer os membros inferiores. É importante lembrar de sempre consultar um profissional antes de iniciar qualquer programa de exercícios, principalmente se você possui algum problema de saúde.

Espero que você tenha gostado dos exercícios apresentados e que eles possam te ajudar a fortalecer os membros inferiores. Compartilhe esse artigo com seus amigos e até a próxima aula!

Fonte: PILATES: CONDROMALÁCIA PATELAR por Erika Batista