Pular para o conteúdo

Tratamento da Vertigem Posicional Paroxística Benigna com a Manobra de Epley por Dr. Robson Sitta – Fisioterapia VPPB

  • por
  • posts


Olá, saudações a todos! O gestor paciente que veio nos visitar com uma queixa de vertigem rotatória de Jacareí, em São Paulo. Ela veio encaminhada pelo neurologista da tabela e o diagnóstico pode ser de PPV. Nós avaliamos então, a história dela aplicamos um exame físico, os testes iniciais do COP e um teste do Time principal, que deu positivo à esquerda com movimentos oscilatórios torcionais superiores, o que caracteriza para nós uma vertigem posicional paroxística benigna do canal semicircular superior. A esse tema, nós vamos agora encarnar uma nota específica de tratamento: uma manobra de reposicionamento dos cristais aqui para tentar colocá-los de volta em seu lugar correto.
A paciente está sentada e nós vamos iniciar todo o procedimento e tratamento. Ela vai manter os olhos para mim ou então para a câmera durante a manobra. A senhora não precisa fechar os olhos, a gente vai passo a passo, tá bom? Mas, se a senhora sentir alguma sensação de queda, pode segurar no bolso. A senhora está com essa energia porque pode ser a cura, e a outra já tá quebrada, né?
Vamos rodar aqui o rosto, pode acompanhar todo o tempo, pode acompanhar os olhos da Dona Edna. A gente vai descer ali, algum contato entre o 3 e o 12, 13. Pode mirar e pode também pra câmera, tá? Então já apresentei pra vocês um estádio rotacional, pode relaxar bem, e isso gera uma ansiedade muito grande com o paciente. Esse foi mais rápido, o médico está bem? Tudo bem aqui, né? Tá segurando as laterais dessa marca aqui, ó.
Isso só pode ficar ao lado da máquina, pode ficar desse ladinho aqui, ó. Agora vou vir aqui na cabeça da senhora, essa posição, pode ficar bem do lado da equipe de segurança, pode encostar. A equipe de segurança pode afastar um pouco do que aqui. A gente vai começar a percorrer esses cristais na região do canal semicircular posterior, tá? Vou levar ele pro local que nós queremos, na região do triângulo orientador desses cristais.
A paciente já sente os sintomas desde o primeiro episódio, em março desse ano. De março pra cá, ela passou por vários profissionais e fez diversos exames. Qual o tratamento até o presente momento? Eu falei assim: somente com medicação. Por isso, os sintomas persistiram. No caso de 19, primeiro para também ter mecânica, ele se dá com uma manobra de reposicionamento. É preciso prestar, mais claro que isso vai depender muito do comportamento. Nós temos uma casa de tias, uma culpa coletiva e local onde os cristais de carbonato de cálcio localizam-se. É alta a possibilidade de virar a cabeça para o outro lado, o corpo continua na mesma posição, só a cabeça que gira.
E nós iremos olhar por outro lado também, por aqui. Por pedir pra você. Então, vou contar até três. Nós vamos rodar a cabeça, só a cabeça, popular achorar a perda da memória de carros 2, 13. Pode rodar e, se tiver alguma campanha, também não fica tranquila que estamos aqui.
Tudo bem? Tudo bem que a senhora, a gente vai manter essa posição, ó. Então, a gente está percorrendo então com esses cristais pelos canais semicirculares. O primeiro teste que nós aplicamos, então, o paciente dizia que é incrível a intensidade forte, com sintomas. Após o diagnóstico, a gente entrou com uma manobra de reposicionamento.
Tudo bem? Que está pode relaxar, minha cabeça. Legal? E isso eu pedi então que o marido dela ficar aqui ou lá, estava um pouco na insegurança, né?
Agora eu vou trocar as minhas mãos, vai passar as próximas instruções abaixo. Assim, que eu me dedico agora pra cima do braço esquerdo, e um pouco mais o lado do marido das placas. E isso, eu vou contar até três, e a gente vai rodar de lá. Agora tem dificuldade de rodas pra ficar em cima do ombro direito, ainda vai rodar em bloco encontrado na linha dos olhos da sua óptica, a ponta do lápis, o sol. Tudo bem? Nota, a gente virar pra dar mais segurança à luz dessa, nesse vagabundo, apenas uma grade na equipe poderia passear aqui do lado. Esse traço, esquerda, apoiam a pinóquio 23, Rhodolfo pode ajudar a superar o da roda. Pode mandar, fala mais do corpo.
E isso aí a gente pontuar bem fácil, de se apoiar, pode apoiar segundo ela, direitinho. Como é que está aqui? Nós vemos, tudo bem.
A gente já tá na penúltima etapa da manobra de reposicionamento. Essa, mesmo canal semicircular posterior, mas o otimismo nesta posição.
Foi claro quando a paciente, Lu, achou um pouco mais aflita com as manobras. Mais porque o que para a gente fechar realmente a hipótese diagnóstica, foi votada. A gente tem que reproduzir os sintomas do paciente, o que acaba trazendo uma sensação de insegurança, uma aflição muito grande pra eles porque a crise é forte assim, a independente não começou.
Só mais um outro agente vai cidade, vai dar bem com o penteado que facilita na hora de aceitar ou de passar do barbeiro. Lei, escutando as pernas pra fora da tada dessa marca. Só não vai ajudar com os braços, e vai sim a divagar, olhando pra mim, tudo bem, entregue.
Não vou contar com 123 por pernas pra fora, não sentirá ii.
Como é que foi? Voltar aqui? Tudo bem, tudo certinho.
Escutamos estragos de perto o que acontece no caso da senhora, nós temos também um comprometimento da sua coluna cervical. A gente vai fazer os movimentos para levarem uma restrição grande, para que eles tenham um papel investimento fisiológico, que é natural, tudo mais, mas tem uma limitação maior. Processo de artrose, desgaste da cervical. Isso parte com uma outra abordagem no momento que precisa corrigir primeiro lugar são os cristais, reposicionando eles aí. Depois a gente pode fazer uma abordagem para a coluna cervical. A senhora pode andar nas próximas três horas, não fazer movimentos bruscos com a cabeça. Nada de baixar e levantar demais e ninguém a doença período depois.
Então, agradeço demais à senhora o dhamma, é quanto à rolê, pode comer normal também, nesse próximo período, desde que também evite os movimentos como a juventude está. Agradeço ao paciente que permitiu o registro de tratamento, a visita deles aqui em São Paulo, aqui conosco. E vamos ver como estarão após a semana, o que precisar, é só me chamar. Eu estarei no mundo que é ativa, programa da próxima semana, se pensarem em nova moda. Tudo bem?
Em média, os pacientes apresentam uma melhora de uma assim uma nova pessoa. Varia de pessoa para pessoa, o que vai determinar isso a senhora odeia mandar no maracanã. Não voltou e está se sentindo bem? Era tarde alta, feliz Natal e próspero, um grande abraço a todos e acaba.
Fonte: Manobra de Epley CRISTAIS VERTIGEM POSICIONAL PAROXÍSTICA BENIGNA VPPB Fisioterapia Dr Robson Sitta por Dr. Robson Sitta