Pular para o conteúdo

Transtorno de Ansiedade Generalizada: Causas, Sintomas e Tratamentos

  • por
  • posts

Transtorno de Ansiedade Generalizada

Olá, como vão vocês? Meu nome é Lógico e nesta aula vamos falar sobre o transtorno de ansiedade generalizada, que é de longe o transtorno mais comum dentro dos transtornos de ansiedade e faz com que os pacientes procurem tratamento. Vamos iniciar esta aula com um esquema gráfico que mostra um resumo dos sintomas em relação à sociedade analisada. Vejam a ilustração abaixo:

Esquema Gráfico dos Sintomas

Vocês estão vendo nesta ilustração alguns dos sintomas do transtorno de ansiedade generalizada, como tensão muscular, irritabilidade, alteração de sono e distúrbios de concentração. Porém, este é apenas um resumo visual do que é o transtorno de ansiedade generalizada em relação à sociedade em geral.

O que é o TAG?

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é definido como uma preocupação excessiva e abrangente em relação a eventos e atividades do dia a dia, acompanhado por uma variedade de sintomas somáticos, ou seja, no corpo, que causam comprometimento significativo no funcionamento social e um sofrimento acentuado. O indivíduo pode até conseguir realizar suas tarefas, mas está fazendo isso com sofrimento ou, pior ainda, não está conseguindo mais renda área.

Este transtorno é muito abrangente em relação ao que é a **Sociedade Autorizada**. Estima-se que de 3 a 8 por cento da população sofra com esse transtorno, e alguns estudos mostram que esse número pode chegar a mais de 10 por cento da população ativa. O início do transtorno é insidioso e normalmente começa na adolescência, invadindo os anos da vida adulta. Isso faz com que o paciente acredite que ele é daquele jeito e que não há como melhorar, o que não é verdade.

O TAG normalmente está associado a outros transtornos mentais, como depressão, transtornos do sono, transtorno do pânico e outros transtornos de ansiedade. Além disso, estudos também mostram uma relação entre o TAG e o uso de substâncias como álcool e outras drogas.

Gênero e diagnóstico

Em relação ao gênero, o TAG é mais comum em mulheres, com uma proporção de duas mulheres para um homem em relação ao diagnóstico. Durante toda a fase da vida adulta, incluindo a adolescência e a terceira idade, também existe uma prevalência significativa do transtorno.

A busca por tratamento médico normalmente se inicia aos 20 anos de idade, quando o paciente procura ajuda pela primeira vez para entender e tentar melhorar os sintomas de ansiedade que estão prejudicando a sua qualidade de vida. Aproximadamente um terço dos pacientes acaba procurando atendimento psiquiátrico para tentar melhorar esses sintomas.

Diagnóstico de TAG

O diagnóstico de TAG é realizado de acordo com o critério do DSM-5, que é o manual diagnóstico norte-americano. Existem 11 itens que ajudam a estruturar e acompanhar pacientes semelhantes dentro de estudos. Vejamos esses critérios:

  1. A ansiedade e preocupação excessiva ocorrem na maior parte dos dias durante pelo menos seis meses;
  2. A ansiedade e preocupação estão relacionadas a diversos eventos ou atividades do dia a dia;
  3. O indivíduo considera difícil controlar a preocupação, mesmo sabendo que ela é exagerada;
  4. Além da preocupação, estão presentes três ou mais dos seguintes sintomas:
    1. Inquietação;
    2. Fadiga;
    3. Dificuldade de concentração ou sensação de bloqueio mental;
    4. Irritabilidade;
    5. Tensão muscular;
    6. Perturbações do sono.
  5. A perturbação não se deve a efeitos fisiológicos de uma substância ou outra condição médica;
  6. A perturbação não pode ser explicada por outro diagnóstico mental.

É importante ressaltar que esse diagnóstico não deve ser dado caso a ansiedade seja causada por substâncias externas, como excesso de cafeína, medicamentos estimulantes ou outras substâncias que possam causar sintomas de ansiedade.

Espero que estejam gostando da primeira parte desta aula sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Na próxima parte, falaremos um pouco mais sobre o quadro clínico e o tratamento dessa condição. Obrigado!

Fonte: Transtorno de Ansiedade Generalizada por BIPP