Pular para o conteúdo

Transtorno bipolar: direito à aposentadoria?

  • por
  • posts

E aí, esse é o seu canal de aposentadoria fácil!

Olá, mais uma vez, aqui é a Queijos e ela, do seu canal predileto sobre Previdência Social. Estamos sempre trazendo as informações que você precisa para entender e buscar seus direitos em relação à aposentadoria. No vídeo de hoje, vamos abordar um tema muito interessante: os benefícios do INSS relacionados ao transtorno bipolar.

As doenças comportamentais são responsáveis por cerca de 5% das aposentadorias e dos pedidos de benefícios da população brasileira. Isso é um percentual alto e muitas vezes essas doenças estão ligadas a situações de trabalho que causam traumas nos funcionários, como empresas que têm mais rigidez, cobranças e situações estressantes.

O transtorno bipolar é uma doença que possui uma característica genética, ou seja, em alguns casos, é transmitida geneticamente, mas não em todos os casos. É uma doença que leva a mudanças extremas de humor, onde a pessoa pode passar de um estado de extrema alegria para um estado de extrema tristeza. Isso faz com que ela enxergue a vida de maneira otimista ou pessimista em excesso.

Quando a pessoa está na fase de euforia, ela pode se comportar como se fosse uma pessoa famosa, ter comportamentos extravagantes e gastar dinheiro de forma irresponsável. Já na fase de depressão, ela pode se sentir incapaz, sem sentido na vida e ver tudo como um fardo.

É importante ressaltar que o transtorno bipolar não é a mesma coisa que ter duas personalidades diferentes. É um transtorno onde a pessoa vive esses dois extremos, mas continua sendo ela mesma.

Na área da Previdência, o transtorno bipolar pode levar ao afastamento do trabalho, ao auxílio-doença e até mesmo à aposentadoria. Porém, é necessário ter a qualidade de segurado e o tempo mínimo de contribuição. Também é fundamental ter um diagnóstico médico e acompanhamento terapêutico para comprovar a gravidade da doença.

Caso a pessoa não tenha recolhimento ao INSS ou esteja em uma crise severa do transtorno bipolar, é possível buscar o benefício assistencial LOAS, tendo em vista que essa doença pode causar sérios problemas na vida da pessoa.

É importante destacar que existe tratamento para o transtorno bipolar. A pessoa deve buscar orientação médica, seguir a medicação correta e continuar em tratamento mesmo afastada ou aposentada, pois isso irá ajudar a ter uma vida mais estável e normal.

Portanto, o transtorno bipolar pode sim ser motivo de afastamento, auxílio-doença e aposentadoria. Não deixe de buscar seus direitos e cuidar da sua saúde mental.

Lembrando que estamos aqui para trazer sempre as informações mais úteis para você. Não se esqueça de deixar o seu like, comentar suas dúvidas e ativar o sininho de notificação para acompanhar os próximos vídeos. Estamos juntos nessa parceria no canal Aposentadoria Fácil. Um forte abraço e até a próxima!

Fonte: Quem tem problema de transtorno bipolar tem direito a aposentar? por APOSENTADORIA Fácil