Pular para o conteúdo

Transfira a Cadeira de Rodas para o Chão após Lesão Medular: Guia Passo a Passo

  • por
  • posts

Três Tipos de Transferências

Fala galera, beleza? Eu sou Victor do canal Eficiente e hoje vou mostrar três tipos de transferências que eu faço.

Galera, vamos lá. A primeira transferência é a transferência como um para caminhar no mesmo nível da cadeira. É bem simples. A transferência é colocar a cadeira sempre a 45 graus, pois é o jeito mais fácil de rotacionar o quadril e sentar no objeto que você vai transferir. É um pouquinho à frente. Segure um ponto fixo na cadeira e coloque a mão no quadril. Agora tire os pés do apoio, foi transferido, certo? Volta no mesmo esquema. Você pode deixar o pé no chão ou puxar o pé de apoio, como preferir. Beleza? Pegou? Transferiu. Show!

Outra transferência simples é também de um objeto na mesma altura da cadeira. Lembrando, o 45 graus trava a cadeira. Eu costumo deixar o pé no apoio, mas se você preferir pode tirar também, sem problemas. Jogue o quadril para frente, um pouquinho, e rotacione ou transfira. Por que fazer a transferência para um banco, uma cadeira, por exemplo? Você vai em algum lugar e não quer ficar na cadeira de rodas, quer ficar mais à vontade com os amigos e tudo mais. Transferência normal, fica tranquilo. E é isso aí. Para voltar, mesmo esquema. Coloca a cadeira sempre a 45 graus, trava as rodas certinho, verificar se está travada. Rola, posiciona as pernas. Acho um ponto fixo na cadeira, um quadro, por exemplo, ou o apoio aqui do paralamas. Trava a mão, a outra mão posiciona no objeto, levanta, rotação no quadril e transfere. Beleza!

Agora vou mostrar para vocês uma transferência que é uma das mais difíceis, chão-cadeira e cadeira-chão. De preferência, quando estiver treinando essa transferência, use um travesseiro, um colchonete. Beleza, vamos lá. Caso você venha a cair em alguma coisa para segurar, eu vou usar aqui uma almofada. Primeiro, eleve o quadril mais para frente, fique na ponta da cadeira. Continua segurando, está? Tira as pernas. Outra coisa, sempre junte as pernas para o lado oposto de onde você vai. Pode abrir um pouco, você vai sentar aqui na direita e coloca as pernas para a esquerda. Ok, vamos lá. Pronto, no chão. Para que serve uma transferência chão-cadeira? Caso você venha a cair e não tenha nada ao seu redor, não tem um banco, não tem qualquer estrutura para você voltar para a cadeira e se apoiar. Fazendo essa transferência, sentada na cadeira, você consegue voltar. Sim, nada ao seu redor, da mesa. Uma coisa também, se caiu, é importante cantar no chão antes de levantar e querer subir na cadeira rapidamente. Verifique se não se machucou, se está tudo bem. E está tudo beleza. Se arruma certinho, senta normal para depois querer voltar à cadeira. Não adianta você se arrumar. Aliás, não adianta você querer voltar para a cadeira, puxar a cadeira, se acertar certinho e não conseguir transferir, porque você vai estar todo torto. Como você vai voltar para a cadeira? Primeiro, você tem que se arrumar. Puxa, perna que certinho. Outra coisa, para você voltar para a cadeira, sempre uma das pernas vai ter que dar dobrada. A outra não precisa dar para cima, porém tem que dar dobrada também, com o apoio do outro pé. Beleza? Agora que está certinho, tá na posição para voltar à cadeira. Agora você vai a uma cadeira, trava cadeira. Então, galera, existem outras maneiras mais seguras de se voltar para a cadeira, porém eu prefiro essa porque ela é a maneira mais rápida de se fazer. Exige mais força, porém é a maneira mais rápida. Beleza? Agora que a cadeira está na posição voltada para suas pernas, não para o seu tronco nem do seu quadro, certinho para suas pernas, beleza? Vai fazer, você vai achar o ponto fixo, ponto de apoio para segurar e com a outra mão você vai elevar o quadril e jogar lá o assento. Exige bastante força. Transferência para a galera, então vamos treinar bastante para conseguir fazer ela cada vez mais rápida.

Bom, acho o ponto de apoio, a outra mão no chão. Você vai levantar o quadril, rotacionar ele e sim, tá na moda. Beleza?

Então, galera, vocês podem ver que impulsiono o meu tronco para trás e eu não volto para frente porque faço exercícios de controle de tronco. No vídeo anterior, falei sobre cinco exercícios para melhorar o controle de tronco, então se você praticar todos os dias, o seu controle de tronco vai melhorar cada vez mais. Vai melhorar o seu equilíbrio, isso vai te dar mais independência. Você vai conseguir ter uma qualidade de vida melhor. Beleza? Valeu!

Bom, galera, se gostou do vídeo, se inscreva, curte e compartilha o canal com os amigos. Todas as dúvidas que vocês tiverem, deixem abaixo nos comentários. E valeu!

Fonte: Transferência da Cadeira Rodas para o Chão – Lesão medular por Canal Eficiente