Pular para o conteúdo

Tontura em adolescentes: possíveis causas e tratamentos.

  • por
  • posts

Principais Causas de Desequilíbrio em Crianças e Adolescentes

Olá pessoal do Youtube, José Netos aqui trazendo mais uma vez dicas para você melhorar do desequilíbrio da cultura e assim poder ter uma vida com mais qualidade, poder viajar, correr, praticar esporte, a atividade física de uma maneira mais segura e com a auto-estima. A pergunta de hoje é: Será que crianças também podem sofrer de tontura, desequilíbrio, doenças do labirinto? Claro que podem! Trago para você hoje cinco principais causas do porque isso acontece nas crianças e adolescentes, além de dicas do que é que você pode fazer para ajudar seus filhos, primos, amigos ou qualquer familiar que sofrer com isso. Mas antes de mais nada, gostaria que você já deixasse o seu like aqui embaixo, isso é muito importante para a divulgação dessa informação. Não esqueça também de se inscrever no nosso canal e compartilhar com pessoas, amigos e conhecidos sobre esse espaço dedicado à cultura e desequilíbrio. Sou José Netos, especialista, o primeiro canal do Brasil, na verdade específico, sobre essa área. Pronto, já se inscreveu? Então pega papel e caneta que eu vou te contar:

1. Doenças ósseas e musculares

A primeira causa de desequilíbrio na infância são as doenças ósseas e musculares. Algumas crianças podem apresentar deformidades nas pernas, como o joelho valgo e o joelho varo, que podem causar desequilíbrio simplesmente devido a uma questão muscular. O tratamento para essas deformidades pode envolver imobilização ou cirurgia, e é importante procurar um médico ortopedista especializado para orientar o melhor tratamento.

Outro problema ósseo e muscular que pode causar desequilíbrio na infância é a osteogênese imperfeita, uma doença genética que afeta a estrutura do colágeno, tornando os ossos mais fracos. Essa doença leva a criança a sofrer múltiplas fraturas, que demoram mais tempo para consolidar. O tratamento para essa doença também deve ser acompanhado pelo médico ortopedista, principalmente especializado em crianças.

2. Desidratação

O segundo grupo de problemas que podem levar a criança a sofrer de desequilíbrio é a desidratação. Como já mencionei em outro vídeo, a desidratação faz com que menos sangue chegue até a cabeça e o sistema nervoso central, afetando as estruturas relacionadas à manutenção do equilíbrio, como o cerebelo e o labirinto. As crianças são mais propensas a sofrerem desidratação devido a questões como diarreia, vômitos e doenças gastrointestinais, que levam à perda de líquidos. É importante garantir que as crianças se hidratem adequadamente, bebendo água, se alimentando com frutas e evitando exposição ao sol por longos períodos de tempo.

3. Desordens do labirinto

O terceiro grupo de causas de desequilíbrio na infância são as desordens que ocorrem no labirinto. Duas desordens específicas que podem justificar a vertigem são a Vertigem Paroxística Benigna da Infância (VPBI) e a Neurite Vestibular. A VPBI é uma imaturidade do sistema vestibular, que é a região onde ficam os labirintos. Essa imaturidade impede a criança de manter o equilíbrio do corpo em situações que exigem mais equilíbrio, como caminhar em cima de um muro ou brincar em brinquedos que giram. O tratamento para essa desordem é a reabilitação vestibular, em que o profissional estimula a criança por meio de exercícios específicos para melhorar a função do labirinto. A Neurite Vestibular, por sua vez, é a inflamação do nervo que leva informações do labirinto à cabeça. Essa inflamação pode ocorrer após um resfriado ou gripe e pode ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios.

4. Traumatismos cranioencefálicos

O quarto grupo de causas de tontura e desequilíbrio são os traumatismos cranioencefálicos. Crianças que estão sempre se movimentando e brincando podem acabar caindo e batendo a cabeça, o que pode resultar em manifestações como náuseas, vômitos e desorientação visual. Em casos mais graves, é importante procurar um médico e realizar uma tomografia do crânio para descartar lesões mais sérias.

5. Má nutrição

A quinta causa de tontura e desequilíbrio em crianças e adolescentes é a má nutrição. Crianças que não se alimentam adequadamente e não têm uma dieta balanceada podem apresentar deficiências de vitaminas, minerais e carboidratos, o que pode levar à queda dos níveis de açúcar no sangue e causar a chamada hipoglicemia. É importante garantir que a alimentação da criança seja equilibrada e que ela receba todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Lembre-se de que todas essas causas têm tratamento e não desanimem. Caso seu filho(a) apresente algum desses sintomas, é importante procurar um médico especialista para realizar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento. Mantenha uma alimentação saudável e fique tranquilo, pois a maioria desses problemas pode ser resolvida. Grande abraço e até a próxima!

Fonte: ADOLESCENTE COM TONTURA PODE SER ISSO! por Dr.José Netto – Otorrino