Pular para o conteúdo

Tontura ao deitar e levantar da cama: possíveis causas e tratamentos – Clínica Dr. Robson Sitta ®

  • por
  • posts

Examinando o paciente com queixa de vertigem rotatória

No vídeo de hoje, vamos examinar uma paciente que apresenta queixa de vertigem rotatória há aproximadamente dois meses. Após uma crise de tendinopatia intensa nos membros superiores, a paciente foi medicada com um medicamento analgésico. Após o uso dessa medicação, ao deitar à noite, ela começou a sentir os sintomas de vertigem rotatória, principalmente ao deitar do lado esquerdo ou ao levantar o tronco para cima. Essas duas situações são gatilhos que desencadeiam os sintomas de vertigem rotatória para ela.

Dentre outras informações colhidas na anamnese, agora vamos dar início à parte do exame físico que vocês vão acompanhar.

Antes de prosseguir, convido a todos que ainda não são inscritos, que se inscrevam no canal e deixem seus comentários e sugestões no link da descrição do vídeo. Também convido a todos a acessarem todas as minhas redes sociais. Sejam muito bem-vindos!

Exame físico:

Vamos começar com a paciente deitada nessa posição, em segurança. Vou pedir para ela falar um pouco sobre o que está sentindo. Ela menciona sentir uma sensação de tontura rotatória, associada principalmente ao deitar do lado esquerdo e ao movimento de olhar para cima. Essas situações são gatilhos para os sintomas de vertigem rotatória.

Vou agora examinar os olhos da paciente. Vou contar até três e pedir para ela olhar para o meu olho direito. Um, dois, três. Viu só? O movimento nos olhos dela indica que ela está apresentando sintomas de nistagmo. Vou tentar novamente. Agora é só no olho esquerdo. Um, dois, três. Vou olhar novamente nos olhos dela aqui. Consegui observar nistagmo nos olhos dela.

A paciente também está apresentando sudorese e náusea, o que é comum nos pacientes com vertigem. Vamos realizar um teste para avaliar o tipo de vertigem que ela está apresentando.

Agora a paciente vai se virar para o outro lado. Chegue mais para cá. Agora vire um pouco mais para trás. Ótimo. Agora vou fazer um movimento com a cabeça dela para baixo. Preste atenção nesse ponto lá na frente.

A paciente está apresentando nistagmo e sensação de tontura. Agora vamos continuar o exame. Pode ficar deitada de barriga para cima.

Agora, segure nas laterais dessa marca e também na imediatamente acima. Ótimo. Agora vou me sentar nessa cadeira. Olhe ali na frente e veja se consegue focar e acompanhar o movimento da minha mão.

Muito bem. Agora vou contar até três e você vai se sentar. Um, dois, três. Viu? O movimento gerou mais tontura e os sintomas de vertigem rotatória para a paciente.

Agora vamos continuar o exame. A paciente está apresentando náusea e sensação de tontura, mas não está mais com vertigem rotatória no momento. Vamos prosseguir.

A paciente vai se deitar novamente. Agora vou fazer um movimento com a cabeça dela para baixo. Preste atenção nesse ponto lá na frente. Um, dois, três. A paciente apresenta vertigem rotatória.

Agora vou fazer o movimento com a cabeça dela para baixo novamente. Um, dois, três. A paciente está apresentando vertigem rotatória mais uma vez.

Com base em todos esses testes, podemos diagnosticar que a paciente está com vertigem paroxística benigna de canal semicircular posterior esquerdo, do tipo analítico. Vamos proceder com as manobras de reposicionamento.

Quero agradecer à paciente por permitir o registro das imagens. Agora vamos dar continuidade às orientações. Agradeço também ao Douglas por estar filmando. Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Para aqueles que desejam conhecer nosso trabalho presencialmente, convidamos a agendar uma consulta. Agradeço novamente a todos e até breve!

Fonte: TONTURA AO DEITAR E LEVANTAR DA CAMA PODE SER VPPB VERTIGEM POSTURAL VPPB Clínica Dr. Robson Sitta ® por Dr. Robson Sitta