Pular para o conteúdo

Tipos mais frequentes de fratura do úmero no ombro quebrado.

  • por
  • posts

A Fratura Proximal do Úmero

Hoje vamos falar sobre a fratura proximal do úmero. Mas o que é a parte proximal do úmero? Bom, o úmero é o osso do braço que possibilita os movimentos do ombro. “Proximal” significa que é a parte mais próxima de nós, ou seja, a parte de cima do braço que articula com o ombro.

A fratura proximal do úmero ocorre quando essa parte de cima do braço está quebrada, o que dificulta os movimentos do ombro. Nas pessoas jovens, essa fratura geralmente ocorre devido a traumas de alta energia, como acidentes de carro, acidentes de moto ou quedas durante práticas esportivas, já que essas pessoas possuem uma boa qualidade óssea. Por outro lado, nas pessoas mais idosas, que possuem uma fragilidade óssea, essa fratura pode ocorrer com traumas de baixa energia, como uma queda dentro de casa.

Tipos de Fratura Proximal do Úmero

Existem diferentes tipos de fraturas proximais do úmero, que foram classificadas de acordo com as observações mais frequentes de um ortopedista. Essas classificações são:

  1. Fraturas em uma parte só, sem desvio;
  2. Fraturas com algum desvio;
  3. Fraturas em dois fragmentos ósseos;
  4. Fraturas em três ou quatro fragmentos ósseos com desvio.

Geralmente, fraturas com mais fragmentos ósseos afetam pessoas com maior fragilidade óssea e ocorrem devido a traumas de maior energia.

Consequências da Fratura Proximal do Úmero

As consequências da fratura proximal do úmero variam de acordo com a localização e gravidade da fratura. Alguns possíveis efeitos são:

  • Dificuldade de levantar o braço devido à fratura da tuberosidade maior;
  • Dificuldade de movimentar o braço para dentro devido à fratura da tuberosidade menor;
  • Mau posicionamento do ombro, afetando todos os movimentos do braço;
  • Sequelas de consolidação viciosa, quando a fratura consolida de forma errada, causando alterações nos movimentos do braço.

Tratamentos para Fratura Proximal do Úmero

O tratamento da fratura proximal do úmero depende da gravidade da fratura e das características do paciente. Alguns possíveis tratamentos são:

  • Redução e fixação dos fragmentos com o uso de placas e parafusos;
  • Prótese reversa, que altera a biomecânica do ombro e permite os movimentos mesmo sem a tração dos tendões;
  • Outros tipos de tratamento conforme indicado pelo médico.

É importante ressaltar que cada caso é único e o tratamento deve ser individualizado. Por isso, é fundamental procurar um médico ortopedista para avaliar e determinar qual é a melhor abordagem para o seu caso.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre a fratura proximal do úmero. Se tiver mais perguntas, não hesite em nos contatar!

Texto por:

Fonte: OMBRO QUEBRADO? FRATURA DO ÚMERO: Quais os tipos mais frequentes? por Ortopedia de Ombro e Cotovelo por Guilherme Noffs

Marcações: