Pular para o conteúdo

Terminologias de Enfermagem com a letra A: Video Aula e Exemplos

  • por
  • posts


Olá pessoal, tudo bem?
Eu sou Anne, e este é o Enfermagem Clássica. Na vídeo aula de hoje, estaremos estudando sobre terminologias médicas, mais precisamente na área da enfermagem. Então, se você ainda não é inscrito em nosso canal, inscreva-se e ajude a família a crescer. Vamos nessa!
(Música)
(Aplausos)
Meus queridos, antes de começarmos, eu devo perguntar a vocês: vocês sabem o que é uma terminologia? Pois bem, nesse mundo de meu Deus, todo ramo do saber humano precisa criar a sua própria terminologia. Isso é feito para facilitar a comunicação e expressão entre os profissionais de uma determinada área. E na medicina, não seria diferente. Sendo uma das mais antigas atividades do homem, a medicina desenvolveu a sua própria linguagem. Por isso, um salve para a medicina moderna, que não gosta da ideia de terminologias.
E o nosso primeiro termo bastante utilizado em pronto atendimento e clínica médica é a temperatura. A temperatura vai indicar qual é o estado de temperatura corpórea desse indivíduo. Temos aqui alguns conceitos: a febre propriamente dita, o paciente está com febre; a hipertermia, aumento da temperatura corpórea acima do valor normal; e a hipotermia, que é uma queda na temperatura corporal.
A apneia é a ausência da respiração. Quando um paciente entra em parada respiratória e não está respirando, isso significa que ele está em apneia. É bem diferente de um paciente que está com dificuldade de respirar, para isso temos a tecnologia chamada dispneia.
A algia, por exemplo, é uma dor nas costas. Utilizamos a palavra algia para substituir a palavra dor. Temos também a terminologia anamnese, que é uma coleta de dados do paciente. Temos uma conversa onde coletamos dados subjetivos e objetivos acerca da história de vida do paciente e da história pregressa da doença. O objetivo é chegar a um diagnóstico para podermos realizar cuidados voltados para a melhora do paciente e a tão desejada alta hospitalar.
Outra terminologia é a anúria, que é a ausência de urina do paciente. Isso é muito comum em pacientes com insuficiência renal, onde ocorre um problema na função dos rins, tanto na filtragem do sangue quanto na eliminação de substâncias nocivas ao organismo. Nesses casos, é necessário fazer uma sondagem vesical de demora e, talvez, uma possível hemodiálise, que é a filtragem do sangue.
Existem várias terminologias na área urológica, como a disúria, que é uma dor durante a micção; a polaciúria, aumento na frequência das micções; a oligúria, diminuição da diurese, ou seja, o volume urinário é pequeno; a anúria, ausência total de urina; a incontinência urinária, onde o paciente perde urina de forma involuntária; o enurese noturna, quando o paciente vai ao banheiro várias vezes durante a noite; e a enurese diurna, onde o paciente urina durante o dia de forma incontrolável.
Essas são apenas algumas terminologias utilizadas na enfermagem. É importante conhecermos esses termos para garantirmos uma comunicação eficaz entre os profissionais de saúde e também para entendermos melhor a condição do paciente.
Espero que tenham gostado da vídeo aula de hoje. Lembrem-se de se inscreverem em nosso canal e ajudar a família a crescer. Que Deus abençoe a todos e até o próximo vídeo.
Fonte: Terminologias de Enfermagem- com a Letra A / Video Aula. por Anii G.