Pular para o conteúdo

Terapia manual para melhorar flexão e extensão do punho: guia completo.

  • por
  • posts


Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre o tratamento conservador de uma fratura no terço distal do punho. Nesse caso, vamos realizar mobilizações com movimento para aumentar a amplitude de movimento tanto da extensão quanto da flexão do punho.
Para iniciar a técnica, o paciente deve deixar o braço fixo enquanto nós posicionamos os nossos polegares na região do rádio e os nossos dedos indicadores na região tenar e hipotenar. Nesse momento, pedimos ao paciente para realizar uma extensão do punho, tomando cuidado para não ultrapassar o limite de dor. Caso haja desconforto, o paciente deve informar, e nós iremos acompanhar o movimento.
Vamos realizar esse movimento de extensão por cerca de 6 dias, sempre respeitando o limite de dor do paciente. Após esse período, iremos iniciar o movimento de flexão do punho. Nesse caso, posicionamos os nossos polegares na região do pulso e pedimos ao paciente para realizar a flexão, acompanhando o movimento e tomando cuidado com o desconforto.
Além desses movimentos de extensão e flexão, também podemos realizar técnicas de manipulação, como a de tração. Nessa técnica, seguramos o terço distal do antebraço com a mão direita e seguramos a mão do paciente com a mão esquerda. Realizamos um movimento de tração e rotação, buscando aliviar a dor e melhorar a mobilidade.
Outra técnica que podemos aplicar é a mobilização para cima e para baixo do punho. Nessa mobilização, estabilizamos a região proximal do braço com uma das mãos e com a outra mão realizamos movimentos de tração e empuxo, buscando aumentar a quantidade de líquido sinovial na região. Essa mobilização deve ser realizada por cerca de 30 segundos a 1 minuto.
Após a aplicação das técnicas, é importante retestar a movimentação do punho para verificar se houve alguma melhora. Essas mobilizações podem ser repetidas diversas vezes ao longo do tratamento, sempre respeitando os limites do paciente.
Fonte: TERAPIA MANUAL PARA GANHO DE AMPLITUDE DE FLEXÃO E EXTENSÃO DO PUNHO por João Paulo Alcides