Pular para o conteúdo

Terapia Cognitivo-Comportamental para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) – Pensamentos Ruminantes

  • por
  • posts

Olá amigos! Eu sou psicóloga e hoje vamos falar sobre as combinações e pensamentos obsessivos no transtorno obsessivo-compulsivo. Muitos pacientes me perguntam por que o cérebro tem a necessidade de iluminar um pensamento desagradável, de ruminar uma situação. A ciência explica que o nosso cérebro é como um programa de computador, muitas vezes ele roda automaticamente, porque foi programado para isso. Então, quando somos acionados por um gatilho, vêm à tona pensamentos e associações desagradáveis. Quanto mais resistimos a esses pensamentos, pior fica.

As pessoas que têm iluminações, preocupações e ruminações são comuns em uma sociedade estressada que enfatiza muito o pensamento. Nosso cérebro funciona como um programa de computador, rodando programas automáticos. Se você tem pensamentos obsessivos com rituais, precisa começar a olhar para suas características, comportamentos e pensamentos. Quando acordamos e programamos o nosso dia, já começamos a pensar em coisas importantes, nos gatilhos que nos trazem ansiedade. É importante perceber que tudo isso está na nossa mente e lidar com a vida através do filtro da nossa mente.

A mente aciona programas automáticos e muitas vezes nos vemos desesperados sem saber como lidar com esses pensamentos ruminantes. É importante flexibilizar a mente, trabalhar o perfeccionismo, a necessidade de ter certeza, a sensação de vulnerabilidade. Os pensamentos negativos são acionados por gatilhos que nos trazem ansiedade e acabam ativando uma série de pensamentos rumiantes. É necessário aprender técnicas de relaxamento para evitar fugir da mente e se distrair, o foco precisa estar no autoconhecimento e no entendimento de como funcionamos.

O tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo muitas vezes envolve medicação e terapia cognitivo-comportamental. As medicações ajudam a aliviar a ansiedade e a angústia, enquanto a terapia trabalha os exercícios propostos pelo psicólogo. É importante fazer exposição às obsessões e ruminações, mesmo que seja apenas na mente. A medicação não é o suficiente, é necessário buscar o autoconhecimento e fazer exercícios cognitivos e comportamentais para lidar com o problema.

Então, convido você a buscar conhecer sua personalidade e entender seus pensamentos negativos e obsessivos. Isso ajudará a controlar o problema e a não deixar que o transtorno obsessivo tome conta da sua vida. A terapia cognitivo-comportamental é eficaz para tratar desse tipo de transtorno, mas é importante lembrar que a medicação não é a solução completa. Por isso, busque a ajuda de um psicólogo e de um psiquiatra para um tratamento adequado. Espero que esse vídeo tenha sido útil. Até próximo!

Fonte: Pensamentos Ruminantes – Transtorno obsessivo compulsivo – TOC – Terapia Cognitivo-Comportamental por Psicologa Flavia Krahe