Pular para o conteúdo

Tendinites: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento completos

  • por
  • posts


Tendinites: o que são, diagnóstico, tratamento e sintomas

Tendinites: o que são, diagnóstico, tratamento e sintomas

Olá pessoal do Facilitou na Medicina! Tudo bom com vocês? Eu sou Cleberson Deuvelho e hoje vamos falar sobre tendinites. Lembrando que temos vídeos novos de segunda a sexta, então inscreva-se no canal para não perder nada. Agora, vamos ao que interessa: tendinites!

O que é um tendão? Um tendão é uma estrutura fibrosa que liga um músculo a um osso. Ou seja, é uma ligação entre músculo e osso.

A tendinite ocorre quando há um processo inflamatório nesse tendão, devido a lesões sucessivas ou movimentos repetitivos que causam lesão no tendão. Pode ser por esforço, trauma ou movimentos repetidos.

Uma tendinite recorrente e comum ocorre na região do ombro, devido ao acrômio da escápula entrar em contato com o tendão do músculo supra-espinhal. Movimentos sucessivos do braço levam a lesões nesse tendão, resultando em tendinite. Isso é mais comum em pessoas acima dos 30 anos e causa dor crônica.

Os motivos para uma tendinite podem ser lesões sucessivas, trauma, degeneração do tendão com o tempo, hipovascularização ou morfologia anatômica que favorece o atrito entre o acrômio e o tendão.

O quadro clínico de uma tendinite inclui dor intensa, limitação dos movimentos e incapacidade de movimentação, devido à dor. Os estágios da tendinite são: 1) dor e edema, mais comum em pessoas de 20 a 40 anos; 2) tendinite marcante e fibrose, mais comum em pessoas acima dos 40 anos; e 3) ruptura do tendão, mais comum em pessoas acima dos 50 anos.

O tratamento da tendinite nos estágios iniciais inclui gelo, anti-inflamatórios, analgésicos e repouso. Em casos mais graves, pode ser necessário recorrer à cirurgia para corrigir a ruptura do tendão.

Bursite

Além das tendinites, é importante falar sobre a bursite. A bursa é um tecido sinovial que absorve impactos e evita danos nas articulações. Lesões sucessivas podem levar à inflamação desse tecido, resultando em bursite. O tratamento geralmente é cirúrgico.

Espero que esse vídeo tenha ajudado a entender mais sobre tendinites e bursite. Se gostou, deixe seu like e se inscreva no canal para acompanhar nossos estudos. Até a próxima!

Fonte: TENDINITES (CAUSAS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO) – TUDO SOBRE TENDINITE por Facilitando a Medicina