Pular para o conteúdo

Tendinite vs. Síndrome do túnel do carpo: Entenda as diferenças – Ativa/desativa legenda – #lariresponde

  • por
  • posts

Tendinite e Síndrome do Túnel do Carpo

Oi, tudo bem? Sou a Larissa. Nesse vídeo, vou responder as suas perguntas. Vamos lá!

Pergunta 1: A Tendinite e a Síndrome do Túnel do Carpo são a mesma coisa?

Resposta: Não, são diferentes. Vou explicar: a Tendinite é apenas uma inflamação que causa dor, mas cura rapidamente. Já a Síndrome do Túnel do Carpo é um pouco mais perigosa e grave. Imagine um túnel onde os veículos passam, dentro desse túnel há um pedacinho que representa o tendão. Quando esse espaço fica apertado, causa inflamação e dor. Não sei se expliquei corretamente, pois recebi explicações de um médico e fisioterapeuta. Portanto, recomendo que busque mais informações com um médico, em vez de pesquisar na internet. Apesar de ser uma fonte de conhecimento, a internet pode conter informações erradas. É mais seguro consultar um profissional da área.

Mas enfim, esqueci de mencionar que na Síndrome do Túnel do Carpo, além da dor, também é comum sentir formigamento. Isso acontece geralmente nos três primeiros dedos: polegar, indicador e médio, e metade do dedo anular. No meu caso, o formigamento surge principalmente quando uso o celular ou o mouse. Por isso, tento limitar o tempo de uso e faço alongamentos regularmente. Às vezes, mesmo evitando o uso excessivo, o formigamento aparece com frequência. Já cheguei a ficar um dia sem usar o computador, o que ajudou, mas tenho consciência de que preciso respeitar meus limites em todas as atividades do dia a dia, como escovar os cabelos, cortar alimentos, etc.

A propósito, é verdade que falar em Libras também causa dor. Lembrei que gravei um sinal que me causou mais dor, o sinal de “VERDADE”. Bati com força na palma da mão e doeu. Então, aprendi a ter cuidado e a evitar movimentos bruscos que possam agravar a dor. No entanto, se não consigo me comunicar em Libras com uma das mãos, utilizo a oralização ou utilizo a outra mão para sinalizar.

Quanto ao tratamento, pratico pilates duas vezes por semana, utilizo uma tala de punho para dormir e passo pomada no punho e na mão. Normalmente, passo a pomada antes de colocar a tala. No entanto, devo ressaltar que, se você também sente dores no punho, jamais utilize uma tala sem a consulta de um médico. É importante buscar orientação profissional para saber se é adequado ou não utilizar a tala. Caso você utilize a tala sem indicação médica, pode piorar a sua condição. A utilização prolongada e inadequada da tala pode deixar o punho e a mão “duras”, o que dificulta os movimentos. Nesse caso, será necessário voltar ao médico e fazer fisioterapia novamente. Portanto, não faça bobagens e procure sempre um médico para orientações adequadas.

Também costumo aplicar gelo no punho por cerca de 30 minutos, o que ajuda a diminuir o inchaço e a inflamação. Vale ressaltar que minha mão ainda fica inchada de vez em quando, então sempre utilizo o gelo para ajudar a aliviar esse incômodo.

Um problema que enfrentei relacionado ao trabalho no computador foi quando minha empresa mudou a mesa. A nova mesa era menor e não possuía apoio para o teclado e o mouse, o que prejudicou minha postura e acabou causando dor. O médico me orientou a ficar na posição correta, então vou te mostrar como utilizar corretamente e também como não utilizar:

  • Posição incorreta: cadeira distante da mesa, com mesa sem apoio para o teclado e o mouse;
  • Posição correta: cadeira encostada na mesa, teclado e mouse posicionados corretamente, com os cotovelos apoiados na mesa.

Lembre-se sempre de fazer alongamentos antes de utilizar o computador. Cada exercício pode ser feito por apenas 10 segundos, é rapidinho! Faça isso todos os dias para evitar problemas futuros. Além disso, ao utilizar o celular, também é importante respeitar os limites e não exagerar no tempo de uso. Espero que essas dicas sejam úteis para vocês!

Ah, lembrei-me agora de um detalhe: o sinal “ESPERAR” também causa dor para mim. Neste momento, senti um leve incômodo, mas não muito. Espero que vocês tenham gostado do vídeo e entendo que nem sempre é fácil explicar de forma clara. Agradeço por assistir!

Fonte: Tendinite e Síndrome do túnel do carpo é a mesma coisa? #lariresponde | Ativa/desativa legenda por Larissa Jorge